Gilmar Mendes defende divisão de poderes e dá recado: 'ditadura nunca mais'
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes postou no Twitter uma defesa da divisão dos poderes e mandou recado para o Executivo: "Ao deboche daqueles que deveriam dar o exemplo responda-se com firmeza e senso histórico: Ditadura nunca mais!"
A postagem de Gilmar Mendes foi feita após o ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas ironizar, também via Twitter, uma crítica aos militares feita pelo ministro do STF Edson Fachin.
"Três anos depois", debochou o general Villas Boas. O ex-comandante do Exército fazia referência a uma notícia em que Fachin considerava "intolerável e inaceitável" a pressão de militares sobre o STF
A reprimenda de Fachin ocorreu por causa de revelações sobre os bastidores de um post que o general fez no Twitter, em 2018, às vésperas do STF julgar um pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No post, Villas Bôas declarava "repúdio à impunidade", o que foi considerado como uma tentativa de pressionar o STF.
Em um livro recém-lançado, Villas Bôas conta que integrantes do alto escalão das Forças Armadas e ministros do governo de Jair Bolsonaro o ajudaram a escrever o post.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.