Topo

Esse conteúdo é antigo

Fux condena ataques contra Fachin e reforça segurança do ministro

Presidente do STF, Luiz Fux - Fellipe Sampaio / STF
Presidente do STF, Luiz Fux Imagem: Fellipe Sampaio / STF

Do UOL, em São Paulo

12/03/2021 14h08

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, determinou na segunda-feira (8) o reforço da segurança de Edson Fachin e de seus familiares —o ministro é alvo de críticas desde que decidiu anular todos os processos e inquéritos que tramitavam contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba.

Para Fachin, não é papel da 13ª Vara Federal de Curitiba julgar os casos de Lula, que responde por atos que ocorreram quando ele era presidente da República e residia em Brasília —e não no Paraná. Mesmo com a argumentação, o ministro se tornou alvo de ataques pessoais, além de estar sendo questionado por políticos da oposição de Lula.

Segundo o STF, a decisão de reforçar a segurança de Fachin foi tomada por precaução "diante de possíveis questionamentos à recente decisão de Fachin". A Corte ressaltou que qualquer ato de violência por contrariedade a decisões judiciais é inaceitável.

"A Constituição e as leis asseguram a independência de todos os magistrados. E, no Estado Democrático de Direito, o questionamento às decisões deve se dar nas vias recursais próprias", acrescentou.

Hoje, o ex-ministro Sergio Moro também repudiou as ofensas e ataques pessoais contra Fachin. "Qualquer discordância quanto à decisão deve ser objeto de recurso, não de perseguição", escreveu ele nas redes sociais.