Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem armado ameaça Lula em tiro ao alvo: 'Estou sendo claro com você?'

Do UOL, em São Paulo

14/03/2021 13h21

Um homem armado publicou na internet um vídeo em que faz ameaças diretas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas imagens supostamente gravadas neste sábado (13), o agressor xinga Lula e afirma que o ex-presidente terá "problemas" se não devolver o dinheiro que teria roubado de fundos de pensões.

Embora circule nas redes sociais que o homem é um empresário de Artur Nogueira (SP), o UOL ainda não conseguiu contato com o autor do vídeo para confirmar essa informação.

"Lula seu filho da p*, quero dar um recado pra você. Hoje é sábado, dia 13 de março, presta atenção no recado que eu vou dar pra você, seu vagabundo: Se você não devolver os R$ 84 bilhões que você roubou do fundo de pensão dos trabalhadores, você vai ter problema, ein, cara. Você vai ter problema", diz o agressor, que neste momento aponta para a arma.

"Outro recado: Não tenta transformar o meu país numa Venezuela. Vou derramar meu sangue, mas vou lutar pelo meu país. Não tenta. Está entendendo o recado? Estou sendo claro com você? A minha parte eu vou fazer", continua o autor do vídeo.

A assessoria de Lula afirmou que "o material será analisado pelos advogados do ex-presidente para as devidas providências".

A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do partido, afirmou que o homem será processado civil e criminalmente.

Em caso semelhante, vereador do CE foi condenado

Nesta quarta-feira (10), o vereador de Fortaleza (CE) José Alberto Bastos Vieira Júnior (Pros), conhecido como inspetor Alberto, foi condenado a pagar R$ 5.000 de indenização por danos morais ao ex-presidente Lula, por ter efetuado dez tiros contra uma foto do ex-presidente em um vídeo divulgado na internet. A decisão foi pela 2ª Vara Cívil de São Bernardo do Campo (SP). Cabe recurso.

Em 2019, inspetor Alberto divulgou um vídeo na internet o qual aparece acertando com dez tiros uma foto do rosto de o ex-presidente Lula em um local de treinamento de armas. Na época do vídeo, inspetor Alberto era assessor do deputado estadual e bolsonarista André Fernandes (Republicanos). Alberto é policial civil aposentado. Na descrição do perfil nas redes sociais, ele afirma que é "armamentista, conservador e antiesquerdista".