Topo

Esse conteúdo é antigo

FHC: Moro teve coragem, mas deu impressão de outros objetivos como ministro

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 17h10

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, afirmou hoje que o Sergio Moro teve coragem atuando como juiz no âmbito da Lava Jato, mas ponderou que, "se tivesse ficado como juiz, seria melhor". Logo após a eleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e da condenação do ex-presidente Lula, Moro foi convidado a ocupar um cargo no Ministério da Justiça.

"Sempre fui partidário de que a Lava Jato avançasse, porque mexer com gente rica e poderosa não é fácil. Acho que Moro teve competência e coragem para fazer isso", disse FHC no UOL Entrevista, conduzido pelo colunista Tales Faria.

Ele ainda fez uma crítica ao ex-juiz e ex-ministro. "Não me cabe ficar criticando, mas acho que Moro aceitou ser ministro, uma coisa para a qual não foi vocacionado. Se tivesse ficado como juiz, seria melhor para ele. Dá a impressão, embora não acho que seja verdadeiro, de que ele tinha objetivos que não eram processuais apenas."

Ele também ressaltou que Moro, como juiz, teve papel importante. "Os erros dele foram pessoais, de aceitar o ministério, mas não invalidam a sua atuação enquanto juiz."

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou, na semana passada, julgamento da suspeição de Moro, que condenou Lula no caso do tríplex do Guarujá.

O placar da votação está, até o momento, empatado em 2 a 2: Gilmar Mendes, presidente do colegiado, e Ricardo Lewandowski, votaram contra o ex-juiz —ou seja, a favor da suspeição. Mas o julgamento foi adiado após pedido de vista do ministro Nunes Marques. Ainda não há data para a retomada do julgamento.