Topo

Esse conteúdo é antigo

Se não se opuser a Bolsonaro, não será eleito, diz FHC sobre Doria e Leite

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 17h41

O tucano Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, comentou sobre o cenário político para as eleições de 2022. Para ele, se os governadores João Doria (de São Paulo) e Eduardo Leite (do Rio Grande do Sul), cotados para serem candidatos à Presidência, não se opuserem a Jair Bolsonaro (sem partido), nenhum dos dois será eleito.

"[Doria e Leite] terão dificuldade de fazer oposição ao governo. Se não tiver oposição, não ganha. Parecido com parecido, melhor quem já está", disse FHC no UOL Entrevista, conduzido pelo colunista Tales Faria.

"Se achar [um novo nome para ser candidato dentro do PSDB], é melhor, mas pode ser que não tenha. Tanto um quanto outro são capazes de governar o estado, são eficazes, mas depende do clima do eleitorado. Não é tanto direta ou esquerda que está em jogo, mas a capacidade ou não de levar adiante as necessidades do povo e da máquina pública", afirmou.

O ex-presidente ainda teceu uma crítica à Bolsonaro. "Ele não está conseguindo resultado, mostrar eficiência do seu funcionamento, e o povo percebe muito mais a eficiência do que a ideologia da pessoa."

FHC também comentou sobre o ex-presidente Lula, que, segundo ele, é "calejado pela vida". Ele também disse que, nas próximas eleições, "vota em quem for menos ruim" numa possível disputa entre o petista e Bolsonaro, após ter dito que "Lula e Dilma tiveram consequências menos negativas do que Bolsonaro''.