Topo

Esse conteúdo é antigo

Barroso ironiza postura da Saúde: 'Um ano de atraso e 300 mil mortos'

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

24/03/2021 17h02

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federa) Roberto Barroso ironizou hoje a nova postura anunciada pelo Ministério da Saúde à Corte. Após participar de reunião sobre o comitê anticovid, o presidente do STF, Luiz Fux, anunciou que, a partir de agora, o governo federal vai se pautar pela ciência no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

"O ministro da Saúde vai convocar um pool da inteligência médica do país", disse Fux, antes do início da sessão do Tribunal hoje. "Enfim, A ciência será ouvida."

Barroso ironizou. "Fico feliz de saber que, com um ano de atraso, resolveram montar uma comissão de especialistas e de médicos, com um ano de atraso e 300 mil mortos", disse ele.

A reunião para tratar do comitê anticovid reuniu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A ideia é evitar os conflitos do Executivo com os outros poderes e com os governadores, a fim de haver uma coordenação geral das ações, mas pautando-se apenas na ciência.

Fux anunciou hoje que vai pedir a um grupo de trabalho em saúde do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para indicar um representante neste comitê. O Supremo não pode participar porque terá que julgar eventuais denúncias contra atos tomados pelo comitê.

No entanto, os ministros do Supremo se comprometeram a julgar esses processos o mais rápido possível tendo em vista a gravidade da pandemia, que ultrapassou hoje a marca de 300 mil mortes no país.