Topo

Esse conteúdo é antigo

PSOL pede indenização de R$ 100 mil a Crivella e deputado por fake news

O ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella divulgou fake news envolvendo o PSOL durante o segundo turno das eleições de 2020 - Paulo Belote/Band
O ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella divulgou fake news envolvendo o PSOL durante o segundo turno das eleições de 2020 Imagem: Paulo Belote/Band

Do UOL, em São Paulo

25/03/2021 14h03Atualizada em 25/03/2021 14h08

O PSOL entrou na Justiça com uma ação indenizatória pedindo reparação de danos no valor de R$ 100 mil contra o ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (Republicanos) e o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ).

A ação diz respeito a uma fake news divulgada por Crivella e De Paula durante uma live em novembro de 2020, durante o segundo turno das eleições municipais no Rio.

Na ocasião, os dois fizeram uma live na qual afirmaram que o PSOL iria compor a secretaria de educação em um eventual governo de Eduardo Paes (DEM), então adversário de Crivella, e que o partido seria conivente com a pedofilia. Paes, que assumiu a prefeitura em 1º de janeiro, não indicou nomes ligados à legenda para a pasta.

Além disso, o PSOL diz na ação que a campanha de Crivella distribuiu 1 milhão de panfletos nas ruas da capital fluminense com as mesmas afirmações.

Na ação, o partido diz que conta a seu favor com um parecer do MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) que entendeu que as ações do ex-prefeito visavam a promoção de um "terrorismo psicológico-religioso" e uma determinação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que concedeu direito de resposta à legenda, o qual nunca chegou a ser veiculado.

"Nosso objetivo com essa ação indenizatória é fazer prevalecer a verdade e a justiça, num momento em que a mentira e a desinformação se tornaram armas nas mãos de governos e grupos políticos com viés autoritário. A atitude desesperada do ex-prefeito, que sabia que perderia as eleições no ano passado, não atinge apenas ao PSOL, mas ao conjunto da sociedade, já que seu intuito era mobilizar o medo das pessoas através de afirmações mentirosas", disse a presidente do PSOL do Rio, Isabel Lessa.

O UOL não conseguiu contato com as defesas de Crivella e do deputado Otoni de Paula para comentarem o caso.