Topo

Esse conteúdo é antigo

Na Bahia, Bolsonaro diz que governadores 'usam' covid-19 para 'subjugar'

Do UOL, em São Paulo

26/04/2021 13h09

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar as medidas de restrição propostas por governadores para conter a pandemia do novo coronavírus ao inaugurar um trecho da duplicação da BR-101, em Feira de Santana, na Bahia.

"Está chegando a hora de o Brasil dar um novo grito de independência", disse Bolsonaro. "Não podemos permitir que "alguns pseudo-governadores decretem uma ditadura no meio de vocês usando o vírus para subjugá-los", completou.

Contrário às medidas de restrições por conta da pandemia, Bolsonaro voltou a dizer que os fechamentos do comércio não foram fruto de ações do governo federal.

"Nós tratamos o vírus com muita responsabilidade. Sempre disse que além do vírus tínhamos que nos preocupar com a questão do desemprego. Não foi o governo federal que obrigou vocês a ficarem em casa. Não foi o governo federal que fechou o comércio. Não foi o governo federal que destruiu milhões de empregos. Esse suplício está chegando ao fim. Brevemente voltaremos à normalidade", afirmou.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), é um dos alvos de críticas do presidente, ao lado de João Doria (PSDB), de São Paulo, por terem decretado o fechamento do comércio durante a pandemia. O estado foi um dos alvos de uma ação do governo federal no STF (Supremo Tribunal Federal) para que os decretos com restrições impostos pelos governos da Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul fossem suspensos. O pedido foi negado pelo Supremo.

Ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, Bolsonaro entregou de 22 km da duplicação da BR-101, entre os municípios de Feira de Santana e Esplanada, na Bahia.

Antes do evento, o presidente foi filmado, sem máscara, cumprimentando apoiadores. Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais de um dos seus assessores, o presidente também foi visto percorrendo trecho de carro com o corpo para fora do veículo, que circulava com as portas abertas.