Omar Aziz critica Guedes: 'Não pode se comportar como se estivesse no BBB'
O presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM) criticou as declarações recentes do ministro da Economia Paulo Guedes sobre a China ter inventado o vírus da covid-19 e que a vacina teria menos eficiência que a dos Estados Unidos. Para o parlamentar, Guedes é um formador de opinião e deve "falar menos".
O ministro Paulo Guedes não pode se comportar como se tivesse no Big Brother, que o cara faz uma besteira, que o cara faz uma besteira de depois sai e vem pedir desculpa aqui fora. Não dá. Ministro Paulo Guedes, você é uma referência, formador de opinião, não é uma pessoa qualquer no contexto da República brasileira e se preservar e falar menos não faz mal para você Senador Omar Aziz em entrevista à CNN
Aziz acredita que a fala de Guedes gera preocupação ao levar em conta que o Brasil precisa da China para ter acesso a matéria-prima de fabricação das vacinas, que é o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). Além disso, para o senador, as declarações do ministro criam uma desconfiança diante das imunizações que estão sendo realizadas em território nacional.
O IFA que precisamos para produzir a vacina vem da China. A quantidade de brasileiros que se vacinaram com a CoronaVac é infinitamente superior às outras vacinas que temos aqui no Brasil, a AstraZeneca, por exemplo. Ele dando uma declaração dessas é muito ruim, porque demonstra a falta de confiança naquilo que estamos apostando que é a vacina Senador Omar Aziz em entrevista à CNN
Durante a entrevista à CNN o senador relembrou que essa não é a primeira vez que o país tem problemas com um dos maiores parceiros comerciais e deixou claro que o país tem um "problema seríssimo" na área econômica, que deveria ser o foco do ministro, segundo o presidente da CPI da Covid.
Agora, até o ministro da economia, que deveria focar na economia, vem emitir opinião. E se fosse um leigo, uma pessoa que não tem projeção em nacional, nem internacional, você nem ligaria para essa opinião dele. Mas estamos falando do ministro da economia Senador Omar Aziz em entrevista à CNN
CPI da Covid "não dará em pizza"
O senador Omar Aziz declarou hoje em entrevista à CNN que a comissão que investiga o combate à pandemia da covid-19 não "dará em pizza". O parlamentar afirmou que é de responsabilidade dos senadores dar uma resposta diante das quase 400 mil mortes pelo coronavírus em todo o Brasil.
Seria uma falta de respeito com uma sociedade que hoje tem a covid em sua residência. Não é uma coisa longe, abstrata. Não está no outro lado da rua, não é uma pesquisa de segurança pública Senador Omar Aziz em entrevista à CNN
Aziz foi eleito ontem como presidente da Comissão, e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) como vice-presidente. O relator da CPI da Covid é Renan Calheiros (MDB-AL).
Até o fim da noite de ontem, já haviam sido protocolados 173 requerimentos pelos senadores que compõem a CPI.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.