PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Vacinação, colapso na saúde, China: veja frases de Queiroga na CPI da Covid

Do UOL, em São Paulo

06/05/2021 10h38Atualizada em 06/05/2021 15h13

Marcelo Queiroga, atual ministro da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), participa hoje da CPI da Covid, que ocorre no Senado. O testemunho do cardiologista vem após os depoimentos dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

No cargo, Queiroga tem defendido a postura do governo federal diante da pandemia e o trabalho do Executivo na vacinação — embora o próprio Ministério da Saúde tenha admitido que efetivamente comprou apenas metade das 560 milhões de doses que havia anunciado.

Veja frases de Marcelo Queiroga na CPI da Covid:

Vacinação

Destaco que a solução que nós temos para o problema da pandemia é a campanha de vacinação. Então, precisamos vacinar a nossa população. A vacina contra a covid é uma resposta da ciência.

União

Nós só temos um inimigo: o vírus, o novo coronavírus. E temos que unir as nossas forças para cessar o estado pandêmico dessa doença.

Busca de soluções

Entendo que a minha participação aqui nesta reunião, juntamente com os senhores do Senado Federal, e eu estendo à Câmara, ela visa buscar, sim, soluções para o enfrentamento eficaz desse problema.

Uso de máscara

Nós temos que orientar a nossa população a aderir às medidas não farmacológicas, que parecem simples, e são simples, mas é necessário um reforço reiterado, como, por exemplo, o uso das máscaras.

Testagem e rastreio

Nós temos que adotar uma política de testagem para orientar isolamentos de pacientes que sejam contaminados, bem como dos seus contactantes.

O que gerou o colapso na saúde

Nós não temos uma resposta exata para essa situação porque nós lidamos com um vírus que tem uma imprevisibilidade biológica extrema. Esse vírus tem capacidade de mutações, o que aconteceu com a variante P.1, que foi muito mais intensa do que aquela primeira onda.

Pacto nacional

O SUS (Sistema Único de Saúde) é um sistema tripartite: União, estados e municípios, e a pactuação é feita de tal forma a delegar atribuições específicas para cada ente federativo. Estamos com a nossa equipe técnica trabalhando para ter diretrizes gerais que devam ser colocadas para a sociedade brasileira e para as secretarias estaduais e municipais.

Fala de Bolsonaro sobre a China

As relações com a China, pelo que eu entendo, são excelentes. O Brasil e a China são excelentes parceiros e a relação com o embaixador chinês tem sido muito boa.

Isolamento vertical

Eu não conheço esse tipo de adoção de isolamento vertical, embora muitas pessoas defendam que aquelas pessoas mais idosas, que elas devessem ficar em casa. Eu até concordo, mas não como uma estratégia de isolamento vertical. [...] Isso é um posicionamento do presidente da República.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria é independente ou de oposição), investiga ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Tem prazo inicial (prorrogável) de 90 dias. Seu relatório final será enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.