Datafolha: Eleitores de Huck e Doria rejeitam mais Bolsonaro do que Lula
Os eleitores de Ciro Gomes (PDT), Luciano Huck (sem partido) e João Doria (PSDB) rejeitam mais o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indica a última pesquisa do Instituto Datafolha sobre a corrida para o Planalto, que acontece no ano que vem.
De acordo com o levantamento, dos entrevistados que declaram voto em Ciro no primeiro turno, 79% dizem que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro. No mesmo grupo, a rejeição a Lula é de 46%.
Entre os eleitores de Huck, 65% não votariam em Bolsonaro, e 53%, em Lula. Já no grupo que apoia Doria, 47% rejeitam o atual presidente, e 27%, o petista. Os entrevistados poderiam apontar para o Datafolha múltiplas escolhas, com a possibilidade de rejeitar mais de um possível candidato a presidente da República.
Eleitores de Moro rejeitam mais Lula
Apenas entre os entrevistados que dizem apoiar Sergio Moro (sem partido) há uma rejeição maior a Lula do que a Bolsonaro. Deles, são 72% não votariam de jeito nenhum no petista —que foi condenado por Moro quando este era juiz da Operação Lava Jato; a sentença contra Lula, porém, foi anulada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
No mesmo grupo, 58% disseram que não votariam em Bolsonaro, em cujo governo foi ministro da Justiça até abril de 2020.
Entre os eleitores de Bolsonaro, 77% não escolheriam Lula como candidato. Quando o cenário é o oposto, 81% dos eleitores do petista apontam rejeitar o atual presidente.
No grupo que declarou na pesquisa que votaria em branco, em nenhum ou anularia o voto, 41% não votariam em Bolsonaro e 38%, em Lula.
A pesquisa ouviu 2071 eleitores, em 146 cidades, entre os dias 11 e 12 de maio. No quadro geral, a rejeição a Bolsonaro é de 54%. A de Lula fica em 36%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.