Topo

Esse conteúdo é antigo

'Bolsonaro, qual o medo de ir depor na CPI?', questiona Kataguiri

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) - Najara Araújo/Câmara dos Deputados
O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) Imagem: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Colaboração para o UOL

26/05/2021 14h54

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) fez uma publicação nas redes sociais hoje em que questionou o presidente Jair Bolsonaro sobre o "medo" de depor na CPI da Covid.

"O 'mito' fica falando aí que soldado que vai pra guerra não pode ter medo de morrer, que o povo está com frescura e com mimimi por causa da pandemia. Então, Jair Bolsonaro, qual o medo de ir depor na CPI?", escreveu o parlamentar.

A publicação foi feita após o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolar um requerimento de convocação para que Bolsonaro seja ouvido no Senado.

A tendência, no entanto, é que o pedido seja rejeitado. Embora não haja proibição expressa na Constituição, há consenso de que a CPI não pode convocar o presidente da República, pois isso seria interpretado como intervenção do poder Legislativo no Executivo.

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) também se manifestou nas redes sociais e criticou o pedido protocolado por Randolfe, que classificou como "absurdo". Os parlamentares já haviam discutido durante a sessão no Senado hoje.

"Randolfe Rodrigues quer convocar o presidente Jair Bolsonaro na CPI da Pandemia. E além de tudo é autoritário! Quer ter a liberdade de fazer o que quer, sem ser contraditado. Quando confrontado, tenta calar parlamentares que não compactuam com sua conduta!", escreveu.

Pelo Twitter, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) parabenizou Randolfe pelo pedido de convocação: "Parabéns ao senador Randolfe, que pediu na CPI da Covid a convocação do principal responsável pelo extermínio do povo brasileiro: o presidente Jair Bolsonaro".

Líder do governo vê "manobra"

Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no Senado, disse em entrevista à CNN Brasil que viu a convocação de Bolsonaro como uma "manobra" de Randolfe para tentar evitar a convocação de governadores e prefeitos. Hoje, porém, foram convocados para depor na CPI nove governadores em exercício do mandato e o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel.

Eu acho que carece de fundamento legal esse tipo de convocação [de Bolsonaro]. A matéria está pacificada nos tribunais superiores. Entendo como manobra do Randolfe para barrar a convocação de governadores e prefeitos. Mas na reunião fechada que tivemos ficou pacificado que no primeiro momento governadores serão chamados e no segundo momento temos que definir critérios para chamar prefeitos.
Fernando Bezerra, líder do governo no Senado

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.