Elcio Franco diz que foi internado e tomou remédio ineficaz contra covid
O coronel Antônio Elcio Franco Filho, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, declarou hoje, em depoimento na CPI da Covid, que chegou a ser internado quando foi infectado pelo novo coronavírus e que, na ocasião, fez uso da hidroxicloroquina, medicamento que são comprovadamente ineficaz contra a covid-19.
O médico me recomendou, eu tomei, na fase viral, que eu me lembre agora, hidroxicloroquina, ivermectina, nitazoxanida. E, depois, eu tomei anticoagulantes, tomei dexametasona injetável e tomei um antibiótico também.
Elcio Franco, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde
No caso da ivermectina, não há comprovação científica de eficácia — a atual orientação da OMS é que seja usada apenas em ensaios clínicos.
O ex-número dois do Ministério da Saúde durante a gestão do general Eduardo Pazuello disse que chegou a ter de 25% a 50% dos pulmões comprometidos pela doença e que seu quadro poderia ter sido "mais acelerado" se não tivesse feito uso desses remédios.
Questionado se tomou a medicação por conta própria, Elcio Franco respondeu que não e que "nunca defendeu a automedicação".
Tratamento precoce
O coronel também voltou a defender o tratamento precoce contra a covid-19 "com o medicamento que o médico julgar oportuno". Segundo ele, o tratamento precoce é a "melhor medida preventiva" para qualquer doença, como um câncer ou uma doença de pele.
"Nossa gestão do Ministério da Saúde defendia o atendimento precoce do paciente", declarou.
Elcio afirmou ainda que no tratamento precoce o médico precisa ter autonomia para fazer o diagnóstico, passar orientações ao paciente e prescrever as medicações que julgar mais adequadas.
"E, se ele for usar algum medicamento off-label [fora do uso indicado na bula], como vários são utilizados na saúde, que faça o esclarecimento para o paciente, que só poderá ser medicado com aquele medicamento se aceitar", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.