MP pede no TCU que governo devolva R$ 23 mi gastos com kit covid
O MP (Ministério Público) entrou com uma representação no TCU (Tribunal de Contas da União) para que o governo federal devolva R$ 23 milhões que foram usados para divulgar o chamado "tratamento precoce" com remédios ineficazes contra a covid-19.
"O gasto apresentado pelo governo federal à CPI do Covid configura procedimento imoral, ineficiente, ineficaz e irresponsável. Além de resultar em desperdício de recursos públicos que deve ser devidamente apurado e os responsáveis penalizados na forma da lei", argumenta o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, que assina a representação.
Para ele, o gasto contraria princípios constitucionais que orientam as ações da administração pública, como o da moralidade e da eficiência.
O subprocurador defendeu ainda que a divulgação do "tratamento precoce" expõe a população a medicamentos ineficazes e ainda pode desestimular as pessoas de procurar atendimento médico ou a vacinação.
"Fica cada vez mais claro que o governo federal tem reiteradamente praticado atos que põem a saúde e a vida da população em perigo, além de representarem prejuízo ao erário", escreveu o subprocurador.
A representação foi enviada hoje à ministra-presidente do TCU, Ana Arraes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.