Topo

Esse conteúdo é antigo

Daniel Silveira diz ao STF que pagou fiança, mas conta estava inativa

Daniel Silveira com Bolsonaro na camiseta - Reprodução/Instagram
Daniel Silveira com Bolsonaro na camiseta Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL*

Em São Paulo

25/06/2021 12h34Atualizada em 25/06/2021 19h24

Menos de 24 horas após a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) por não ter pago a fiança de R$ 100 mil estipulada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, a defesa do parlamentar tentou pagar a multa hoje. No entanto, segundo o advogado Jean Cleber Garcia, a conta judicial está encerrada e por isso não houve como efetuar o depósito.

"Já pedi ao ministro Alexandre de Moraes para indicar a conta onde o depósito deve ser feito", contou Garcia ao Estadão. Como o expediente bancário de hoje já foi encerrado, o advogado prevê que o depósito seja efetuado apenas na próxima segunda-feira (28).

Pela manhã, a defesa de Silveira havia comunicado ao STF ter pago a fiança. O parlamentar foi preso no fim da tarde de ontem por ordem de Moraes, por descumprir as regras de uso da tornozeleira eletrônica que usava durante a prisão domiciliar.

Os advogados do parlamentar enviaram ao STF o comprovante de pagamento integral da fiança e requereram que o ministro reconsidere a prisão do deputado. "É de se verificar que, em um Estado Democrático e de Direito, a prisão é medida última", escrevem os advogados.

Um grupo de bolsonaristas que apoiam o deputado realizaram uma vaquinha na internet para conseguir o valor integral.

Em despacho assinado hoje, Moraes comunicou à Caixa Econômica Federal para que proceda ao "imediato" fechamento da conta judicial, decorrido o prazo para o pagamento da fiança estabelecida.

De acordo com informações apuradas com os advogados de defesa de Silveira pela GloboNews, a defesa tentava diminuir o valor em 50%. O valor, no entanto, foi depositado na íntegra, após o escritório que representa o parlamentar não ter sucesso na redução da fiança.

Silveira teria repetido a mesma violação por 36 vezes, de acordo com a decisão assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. A prisão do deputado acatou o pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República).

O réu Daniel Silveira, entretanto, desrespeitou inúmeras vezes as medidas restritivas -- mais de 30 vezes --, demonstrando seu total desprezo pela Justiça
Alexandre de Moraes em decisão sobre Daniel Silveira

O UOL entrou em contato com o advogado de Daniel Silveira, Paulo César Rodrigues de Faria. A defesa informou que uma nota será emitida em breve, com mais detalhes sobre o caso. Até a publicação desta matéria, não recebemos mais informações.

Vaquinha para pagar fiança do deputado

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniram para criar uma campanha de arrecadação de fundos para quitar o valor integral da fiança de Daniel Silveira.

A proposta foi lançada pelo deputado federal e colega de partido Carlos Jordy (PSL-RJ).

É um valor alto, mas que, se todos puderem ajudar com qualquer valor, arrecadaremos a quantia para garantir a liberdade ao amigo que sempre foi porta-voz dos brasileiros que prezam pela Liberdade. A sua liberdade e a da sua família dependem da liberdade de Daniel
Carlos Jordy

Em 10 de junho, Moraes determinou que o deputado pagasse R$ 100 mil após violar o monitoramento da tornozeleira eletrônica. O parlamentar teve um prazo de 48 horas para desembolsar o valor, que não foi feita.

*Com Estadão Conteúdo.