Topo

Esse conteúdo é antigo

Secom apaga postagens que omitiam China em ranking de vacinação

Secom omite China em ranking mundial de vacinação - Reprodução/Instagram
Secom omite China em ranking mundial de vacinação Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

27/06/2021 15h16

A Secom, pasta responsável pela comunicação do governo federal, apagou uma série de publicações que excluíam a China de um ranking mundial de vacinação. As publicações, feitas em diferentes redes sociais no sábado (26), mostravam o Brasil como o 3º país que mais vacina no mundo, atrás apenas de Índia e Estados Unidos.

"O Brasil subiu mais uma posição no ranking de países que mais vacinaram a população contra a covid-19. Segundo o portal Our World in Data, já somos o 3° país que mais vacina no mundo. No total, são mais de 94 milhões de doses aplicadas e 130 milhões distribuídas", dizia a publicação.

Diferentemente do que foi divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação Social, o portal mostra a China como líder do ranking por doses totais, com 1,17 bilhão de vacinas já aplicadas. Na sequência, aparecem os Estados Unidos e a Índia, com 322,12 milhões e 314,84 milhões, respectivamente.

O Brasil ocupa, segundo o Our World in Data, a quarta colocação, com 92,92 milhões de doses aplicadas, e não 94 milhões, como informou a Secom.

Após a repercussão, as postagens foram deletadas dos perfis da Secom em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. Nesta última, todavia, a postagem foi mantida nos stories.

Além do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), compartilharam também as postagens o senador e filho do presidente, Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), e o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN). As três autoridades apagaram os compartilhamentos de suas redes sociais.