Topo

Esse conteúdo é antigo

Associação de Imprensa dá apoio a colunista do UOL após ataque de advogado

Do UOL, em São Paulo

10/07/2021 10h36Atualizada em 10/07/2021 12h29

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) expressou, em nota, solidariedade à colunista do UOL Juliana dal Piva após ela ter recebido ataques do advogado Frederick Wassef, que atua pela família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

No comunicado, a ABI diz que se colocou à disposição "para a adoção de medidas que se fizerem necessárias à sua proteção".

Mais cedo, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, escreveu no Twitter que acionará a corregedoria para apurar a conduta de Wassef.

A mensagem a Dal Piva foi enviada no dia em que estreou o 4º e último episódio do podcast UOL Investiga - A vida secreta de Jair, apresentado pela colunista, e que revelou conexões diretas do presidente Jair Bolsonaro com um esquema de entrega de salários de seus ex-funcionários na Câmara dos Deputados.

A mensagem diz: "Faça lá o que você faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema político que você tanto ama faria com você. Lá na China você desapareceria e não iriam nem encontrar o seu corpo".

A postura de Wassef na mensagem também foi condenada por Marcelo Träsel, presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

"Condenamos veementemente as ameaças e ofensas dirigidas a Juliana Dal Piva, sobretudo por virem de um indivíduo que deveria conhecer os preceitos legais. Infelizmente, se tornou rotina pessoas ligadas ao governo federal assediarem jornalistas, sobretudo as mulheres. Este comportamento é incompatível com o Estado de Direito e mesmo com as regras mais básicas de civilidade", afirmou Träsel.

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Comissão Nacional de Mulheres da Fenaj também emitiram nota em que "repudiam veementemente a ameaça do advogado".

"A jornalista vem desempenhando importante trabalho de investigação e expondo possíveis crimes cometidos por Jair Bolsonaro", diz o comunicado. "Não aceitaremos que o presidente e seus apoiadores sigam ameaçando jornalistas e colocando suas vidas em risco. Exigimos dos órgãos responsáveis imediata apuração da ameaça e proteção à jornalista."

A Fenaj e o sindicato dizem que cobra da Comissão de Ética da OAB a instauração de procedimento disciplinar contra o referido advogado. "Basta de ameaças às jornalistas, à imprensa, ao livre exercício do jornalismo e à liberdade de expressão, pilares de qualquer Estado Democrático."

Leia a íntegra do comunicado da ABI:

Prezada Juliana,
Ao tomar conhecimento das ameaças feitas pelo advogado Frederick
Wassef, hospedeiro do famigerado Fabrício Queiroz, entre outras
proezas, expresso a solidariedade da Associação Brasileira de
Imprensa (ABI), colocando-nos à disposição para a adoção de
medidas que se fizerem necessárias à sua proteção.
Cordialmente