Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Centrão na Casa Civil blinda Bolsonaro e pavimenta reeleição

Colaboração para o UOL

21/07/2021 18h53

Em participação no UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto analisou o possível reforço da aliança entre o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e o bloco chamado centrão.

Reforma ministerial anunciada hoje pelo presidente da República deve contar com o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas (PP), na Casa Civil.

"As ações de hoje vão no sentido de tentar apaziguar o centrão no Senado e na Câmara, blindar o presidente de impeachment e pavimentar o caminho para a reeleição dele", afirmou Sakamoto.

O colunista destacou que Bolsonaro vive uma queda de popularidade em meio a denúncias de corrupção na compra de vacinas, investigações da CPI da Pandemia e atritos no Congresso por causa do fundo eleitoral.

"Bolsonaro está em baixa, fragilizado, enfraquecido. E ele entrega o seu principal ministério ao centrão, dando ao bloco poder central de articulação e gestão", avaliou Sakamoto.

Para o colunista, as ações visam "dar um respiro" para Bolsonaro em um momento turbulento. "Vamos ver se elas causam o efeito esperado para o presidente até o ano que vem."