Topo

Esse conteúdo é antigo

Mandetta critica Bolsonaro e Lula por falas sobre 3ª via: 'Estão com medo'

Mandetta tuitou sobre falas de Bolsonaro e Lula sobre a terceira via: "Eles precisam um do outro, e estão com medo" - Jefferson Rudy/Agência Senado
Mandetta tuitou sobre falas de Bolsonaro e Lula sobre a terceira via: 'Eles precisam um do outro, e estão com medo' Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

21/07/2021 13h44

O ex-ministro da Saúde e presidenciável Luiz Henrique Mandetta (DEM) criticou hoje as falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a terceira via, uma candidatura alternativa aos dois na disputa pela Presidência da República em 2022. Na avaliação de Mandetta, Lula e Bolsonaro "precisam um do outro, e estão com medo".

"Bolsonaro e Lula querem te convencer de que não existe terceira via. Eles precisam um do outro, e estão com medo. Um terço dos brasileiros rejeita esse pesadelo e tem esperança em um futuro de respeito, diálogo, união e seriedade no combate à corrupção #NemLulaNemBolsonaro", escreveu o ex-ministro em sua conta no Twitter.

Apontados por pesquisa recente do Datafolha como líderes de intenção de voto para o pleito do ano que vem, o atual mandatário e o petista concederam ontem entrevistas simultâneas a diferentes rádios, e atacaram a terceira via.

"Sinceramente, essa história da terceira via é coisa de partido que não quer ter candidato. O que está acontecendo é, de um lado, a democracia, e do outro lado, o fascismo. Eu represento a democracia, e o Bolsonaro, o fascismo. E pelo andar da carruagem eu tenho muita possibilidade de ganhar as eleições. As pessoas que tão vendo que não tem chance criam a história da terceira via", disse Lula.

Bolsonaro, por sua vez, citou uma passagem da Bíblia ao falar sobre o assunto, e disse que o segmento "não vai atrair simpatia da população".

"Tem uma passagem bíblica que diz 'seja quente ou seja frio, não seja morno', então, terceira via o povo não engole isso aí. Vaselina, xilocaína. vaselinão não vai dar certo, não vai atrair simpatia da população. Não existe terceira via, está polarizado", falou.

Em entrevista ao UOL News, no mês passado, Mandetta foi questionado sobre se existe uma terceira via capaz de concorrer com Bolsonaro e Lula. Mandetta disse que sim, e que ela vai surgir "do processo eleitoral".

"O eleitor hoje está preocupado com a pandemia, com viver, sobreviver. Ele está preocupado em como atravessar esse período de carestia, com emprego, com outras questões, ainda não está preocupado [com eleição] (...) Ambos sabem que uma terceira via, uma via que emerge, uma via nova, que aponte um caminho, ela vai ser o novo, a esperança, e se ela for para o segundo turno contra qualquer um dos dois ela será vencedora", avaliou o ex-ministro na ocasião.