Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro Nogueira em ministério tende a aproximar Bolsonaro do PP, diz Flavio

Ciro Nogueira ao lado de Flávio Bolsonaro em sessão no Senado; presidente Jair Bolsonaro se aproxima do PP - Agência Senado
Ciro Nogueira ao lado de Flávio Bolsonaro em sessão no Senado; presidente Jair Bolsonaro se aproxima do PP Imagem: Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

23/07/2021 08h14

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) disse, em entrevista ao jornal O Globo, que a presença de Ciro Nogueira (PP-PI) na chefia da Casa Civil tende a aproximar o seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de uma filiação ao PP.

Ontem, o presidente confirmou o convite para Nogueira assumir a pasta e disse que deve oficializar na segunda-feira (26) a mudança. Flávio, porém, disse que a escolha não tem relação com a possível ida do pai ao PP.

"O PP é um grande partido que sempre nos acolheu muito bem. Mas o convite ao Ciro não tem a ver com a possível ida para o PP. Ocorreu porque Ciro é um excepcional nome que transita muito bem no Congresso. Tem a nossa confiança", disse Flávio.

Ciro Nogueira também preside o PP e, segundo Flávio, já tinha aberto a possibilidade de filiação a Bolsonaro antes de o convite ser feito.

"Pela proximidade, já que passará a estar mais próximo na rotina do dia a dia, o PP tende a estar em conversas mais próximas para a filiação do presidente Bolsonaro do que os outros partidos com os quais há conversa", disse.

Eleito pelo PSL, Jair Bolsonaro deixou o partido em 2019 e, desde então, trabalhou pela criação de uma sigla própria, o Aliança pelo Brasil. Porém, diante da falta de perspectiva de viabilização do partido a tempo das eleições de 2022, o presidente tem analisado outras possibilidades para concorrer à reeleição.

Além do PP, o presidente já admitiu conversas com o Patriota, partido ao qual Flávio se filiou recentemente. Porém, disputas internas dentro da sigla afetaram as conversas.