Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro Gomes acusa Lula de plágio por frase sobre mais imposto para rico

Ciro Gomes em vídeo divulgado em suas redes sociais - Reprodução/Youtube
Ciro Gomes em vídeo divulgado em suas redes sociais Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

21/08/2021 16h41

A querela pública de Ciro Gomes contra Luiz Inácio Lula da Silva continua. Neste sábado (21), o ex-governador do Ceará acusou o ex-presidente da República de plágio, devido a uma postagem no Twitter. Ambos são pré-candidatos da esquerda para as eleições presidenciais do ano que vem.

"Gente boa, vocês acham que eu devo processar o Lula por: a) Plágio de frase; b) Plágio de ideia; c) Cara de pau; d) Todas as respostas acima", escreveu Ciro no Facebook. Procurada, a assessoria de imprensa de Lula não comentou.

O político do PDT fazia referência a um post de Lula no Twitter, também neste sábado. "Meu lema agora é: colocar o pobre no Orçamento e o rico no Imposto de Renda", escreveu o ex-presidente, que está no Ceará, principal base eleitoral de Ciro Gomes.

O UOL não encontrou registros de que Ciro Gomes tenha dito frase similar à de Lula. Porém, é fato que o pedetista defende mais impostos para os ricos, como elevação da alíquota do imposto de renda para milionários e taxação de grandes fortunas.

"No Brasil, 1% das pessoas acumula 50% da riqueza do país, ou 5 pessoas têm fortuna equivalente a 100 milhões de brasileiros mais pobres e de classe média. Como deve ser o sistema de imposto? Devo cobrar dos mais pobres ou desses 5 cidadãos? E não é cobrar nada exorbitante", questionou Ciro pelo Twitter, nesta sexta-feira.

Já Lula se posicionou recentemente contra a taxação de grandes fortunas, mobilizando novas críticas de Ciro Gomes. "Não há mais dúvida que Lula vai continuar protegendo os mais ricos, como fez em seu governo", disse Ciro.

"Ele diz o que ele quiser, e eu digo o que eu quero. Quando um não quer, dois não brigam", disse Lula em entrevista veiculada ontem no site do jornal O Povo, do Ceará.