Topo

Esse conteúdo é antigo

Manifestantes bolsonaristas tentam invadir o Ministério da Saúde; veja

Do UOL, em São Paulo*

08/09/2021 12h33Atualizada em 08/09/2021 13h43

Um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou invadir na manhã de hoje a sede do Ministério da Saúde, em Brasília, mas foi contido por seguranças. A ação ocorreu um dia após protestos a favor do governo e com pautas antidemocráticas, com pedidos de fechamento do STF (Supremo Tribunal Federal) e intervenção militar.

Em nota ao UOL, a assessoria de imprensa da pasta disse que a situação foi contida pelos seguranças do prédio e que não houve feridos. A PM-DF (Polícia Militar do Distrito Federal) foi acionada, mas informou que a situação foi resolvida quando chegou ao local. Ninguém foi preso.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, jornalistas presentes no local foram hostilizados. Já o jornal O Globo publica que a confusão começou após uma discussão de manifestantes com um servidor aposentado, que foi perseguido até entrar no Ministério da Saúde e receber a ajuda dos seguranças.

Imagens que foram primeiramente publicadas pelo site Metrópoles mostram um clima tenso, com os manifestantes fazendo barulho em frente ao portão da sede do Ministério da Saúde, com o seguranças posicionados para impedir a invasão. Assista ao vídeo da tentativa de invasão dos bolsonaristas à sede da Saúde:

Diversos apoiadores do presidente ainda estão em Brasília após as manifestações do 7 de setembro. Na manhã de ontem, na capital federal, Bolsonaro participou de um ato, com discurso abertamente golpista, em que ameaçou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux.

À tarde, em São Paulo, o presidente declarou abertamente que não respeitará "qualquer decisão" do ministro Alexandre de Moraes, incitando seus apoiadores contra o STF. O mandatário ainda xingou o magistrado de "canalha" e pediu sua saída diante de cerca de 125 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

* Com informações do Estadão Conteúdo