Em evento com Temer, FHC critica Bolsonaro e fala em 'toque de alerta'
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso criticou hoje o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e disse acreditar que o país vive um momento de "toque de alerta".
"Acho que é chegada a hora de um toque de alerta", disse. "Nesse momento em que estamos vivendo, não dá para negar o fato que o presidente tem arroubos que não são condizentes com um futuro democrático. Ele não vai conseguir, e nem creio que tenha o objetivo de consegui-lo, mas acho que cabe a nós, que temos experiência histórica, reavivar na memória de todos os brasileiros a necessidade de estarmos juntos em defesa da liberdade e pela democracia".
Essa não é a primeira vez que FHC reprova o governo atual. Em junho, ele disse que Bolsonaro "não tem sensibilidade", e que a eleição dele foi um "erro coletivo".
A declaração aconteceu durante um evento com a participação dos ex-presidentes José Sarney e Michel Temer.
O último, inclusive, falou brevemente de recuos. "Cabe lembrar de JK, que disse "não tenho compromisso com o erro". Se erro, eu recuo, é algo também da democracia. Só não recua quem é ditador", afirmou.
Na semana passada, ele ajudou o atual mandatário a redigir uma carta institucional, em que recua das declarações golpistas do 7 de Setembro. Ontem, porém, o ex-presidente apareceu em um vídeo em que ri de uma imitação de Bolsonaro —a gravação viralizou nas redes sociais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.