Senador Alessandro Vieira pede nova convocação de Queiroga à CPI da Covid
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse hoje em uma rede social que apresentou um requerimento para convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na CPI da Covid. O ministro do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) já foi duas vezes à Comissão do Senado para depor.
"Apresentei na CPI requerimento de convocação do ministro da Saúde, para que ele explique com clareza a questão da vacinação de adolescentes e também o plano de vacinação para 2022. Não é aceitável que a maior autoridade de saúde do país se manifeste de forma vaga e alarmista", disse o ministro na publicação.
Em entrevista coletiva hoje à tarde, Queiroga afirmou que a vacina para adolescentes e idosos foi aplicada mais cedo pelos governadores e prefeitos.
O ministro da Saúde ainda afirmou que a aplicação da vacina contra covid-19 em adolescentes foi feita de maneira "intempestiva" e criticou estados por não seguirem as orientações federais.
Vacinação em adolescentes
O Ministério da Saúde suspendeu a vacinação para adolescentes sem comorbidades. Alguns estados já estavam aplicando o imunizante nessa população, enquanto outros previam começar ainda essa semana.
A nova orientação prevê que a vacina só seja aplicada em pessoas entre 12 e 17 anos que tenham "deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade".
A decisão estaria embasada nas orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de não recomendar a imunização desse grupo, pelo número baixo de casos graves e pelos poucos estudos sobre a vacinação nessa faixa etária.
A nota também cita que houve redução na média móvel de casos e mortes por covid, o que torna o cenário epidemiológico menos perigoso para os adolescentes sem comorbidades.
O anúncio da suspensão ocorre em meio a falta de estoque de certas vacinas em alguns pontos do Brasil, como São Paulo, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, até então, era favorável à vacinação de adolescentes e havia previsto o início da imunização para todos os jovens assim que os adultos tivessem a primeira dose.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.