Topo

Caixa de comentários da ONU no YouTube vira palco de guerra por Bolsonaro

Brasileiros "invadem" transmissão oficial da ONU momentos antes de discurso de Bolsonaro - Reprodução
Brasileiros "invadem" transmissão oficial da ONU momentos antes de discurso de Bolsonaro Imagem: Reprodução

Juliana Arreguy, Lucas Borges Teixeira e Rafael Neves

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

21/09/2021 10h41

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda nem havia começado a discursar na 76ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, e a caixa de comentários do canal oficial no YouTube já havia sido tomado por apoiadores e críticos.

Em português e em inglês, as pessoas que acompanhavam os discursos de abertura do secretário-geral da ONU, António Guterres, e do presidente da Assembleia-Geral, Abdulla Shahid, chanceler das Maldivas, se revezavam entre pedir a saída de Bolsonaro da presidência e a sua reeleição. Havia, ainda, os envergonhados pela briga ideológica.

"Bolsonaro é uma vergonha pro Brasil! Fora Jair Bolsonaro!", já comentavam críticos assim que Guterres começou a discursar, por volta das 10h.

"Bolsonaro é corrupto!", escreveu outro crítico, em inglês.

Não demoraram a chegar os defensores. "Bolsonaro salvou o Brasil, o globalismo [sic] envenena a mente das pessoas. Comunismo não só destrói a capacidade de discernimento como também promove uma ruptura nos valores morais. Vida longa a Bolsonaro!", disse um apoiador.

Os temas eram variados e abordavam assuntos que Bolsonaro também deve tratar no seu discurso, como o aumento do desmatamento no Brasil.

"A Amazônia está queimando até o fim, por favor nos ajudem a parar Bolsonaro", comentou um crítico, em inglês.

Havia também os brasileiros envergonhados pela postura dos conterrâneos no canal oficial e internacional, tomado pela briga.

"Bolsonaro nem falou ainda, parem de envergonhar o Brasil antes do tempo. Quando ele começar a falar vocês xiguem [sic], não precisa ser antes", publicou uma espectadora.