Só discurso não muda o quadro, diz diplomata sobre imagem do Brasil na ONU
O diplomata Rubens Barbosa disse hoje que só o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não muda o quadro da má imagem do Brasil no exterior. Bolsonaro está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para fazer o pronunciamento de abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (21). Ele foi recebido por manifestantes, que vaiavam e gritavam palavras de ordem como "Fora, Bolsonaro" e "Fora, Genocida".
"Um discurso só não muda o quadro. O Itamaraty prepara um primeiro discurso, mas a versão final é do presidente, que assume todo o ônus dessa posição que ele está colocando para o Brasil. Acho que a credibilidade você leva muito tempo para reconstruir, você perde num dia e leva anos para reconstruir", afirmou durante o UOL News desta terça-feira.
Segundo Barbosa, quando mudar a política atual, vai ser muito fácil para o Brasil restaurar a sua credibilidade, mas precisa haver uma mudança de fundo que alcance a questão ambiental, de direitos humanos e fortalecimento da democracia.
"Teremos que construir uma nova retórica, uma nova narrativa para nos inserirmos novamente de maneira dinâmica e importante no cenário internacional. Hoje o Brasil está fora do jogo", completa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.