Topo

Esse conteúdo é antigo

Só discurso não muda o quadro, diz diplomata sobre imagem do Brasil na ONU

Colaboração para o UOL

21/09/2021 09h18

O diplomata Rubens Barbosa disse hoje que só o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não muda o quadro da má imagem do Brasil no exterior. Bolsonaro está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para fazer o pronunciamento de abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (21). Ele foi recebido por manifestantes, que vaiavam e gritavam palavras de ordem como "Fora, Bolsonaro" e "Fora, Genocida".

"Um discurso só não muda o quadro. O Itamaraty prepara um primeiro discurso, mas a versão final é do presidente, que assume todo o ônus dessa posição que ele está colocando para o Brasil. Acho que a credibilidade você leva muito tempo para reconstruir, você perde num dia e leva anos para reconstruir", afirmou durante o UOL News desta terça-feira.

Segundo Barbosa, quando mudar a política atual, vai ser muito fácil para o Brasil restaurar a sua credibilidade, mas precisa haver uma mudança de fundo que alcance a questão ambiental, de direitos humanos e fortalecimento da democracia.

"Teremos que construir uma nova retórica, uma nova narrativa para nos inserirmos novamente de maneira dinâmica e importante no cenário internacional. Hoje o Brasil está fora do jogo", completa.