Lula vence Bolsonaro, Doria e Leite no 2º turno, mostra pesquisa PoderData
Pesquisa divulgada hoje pelo site "Poder360" mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança do 1º turno das eleições do ano que vem, com 40% das intenções de voto, à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem 30%. O petista ainda ganhou força no 2º turno e hoje venceria o atual presidente, Eduardo Leite e João Doria. Outros candidatos não foram pesquisados em um cenário contra Lula.
Lula e Bolsonaro oscilaram 3 pontos percentuais e 2 pontos percentuais para cima, respectivamente, se comparado com o levantamento anterior. A pesquisa foi feita pelo PoderData, divisão de estudos do site "Poder360". A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Cenário 1: com João Doria
Em um cenário com nove candidatos, Lula e Bolsonaro seriam os escolhidos para o segundo turno, com 40% e 30% das intenções de voto, respectivamente
Lula (PT) - 40%
Jair Bolsonaro (sem partido) - 30%
Ciro Gomes (PDT) - 5%
José Luiz Datena (PSL) - 4%
Henrique Mandetta (DEM) - 3%
João Doria (PSDB) - 3%
Rodrigo Pacheco (DEM) - 2%
Aldo Rebelo (sem partido) - 1%
Alessandro Vieira (Cidadania) - 1%
Brancos e nulos: 9%
Não sabem: 2%
Cenário 2: com Eduardo Leite
No segundo cenário testado —desta vez com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no lugar de Doria—. Lula surge novamente à frente com 43%. Bolsonaro tem 28%, Ciro 5%, Eduardo Leite 4%, Mandetta 3%, Datena 2%. Pacheco, Alessandro Vieira e Aldo Rebelo têm 1%. Branco ou nulo são 10%. Não sabem, 1%.
Lula (PT) - 43%
Jair Bolsonaro (sem partido) - 28%
Ciro Gomes (PDT) - 5%
Eduardo Leite (PSDB) - 4%
Henrique Mandetta (DEM) - 3%
José Luiz Datena (PSL) - 2%
Rodrigo Pacheco (DEM) - 1%
Aldo Rebelo (sem partido) - 1%
Alessandro Vieira (Cidadania) - 1%
Brancos e nulos: 10%
Não sabem: 1%
2º turno: Lula vence Bolsonaro, João Doria e Eduardo Leite
A publicação também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam se o segundo turno fosse entre Lula e Bolsonaro: o petista teria 56% da preferência (eram 55% na pesquisa anterior); Bolsonaro tem 33% (eram 30%). Brancos/nulo somam 10%; não sabem, 1%.
Cenário Lula x Bolsonaro:
Lula (PT) - 56%
Jair Bolsonaro (sem partido) - 33%
Brancos e nulos - 10%
Não sabem - 1%
A PoderData ainda mostrou que Lula venceria com folga (56%) tanto Eduardo Leite como João Doria. Os candidatos do PSDB teriam 15% ambos em confrontos contra o petista. Brancos e nulos e não sabem não foram informados na pesquisa.
Ciro Gomes (PDT), Henrique Mandetta (DEM), José Luiz Datena (PSL), Alessandro Vieira (Cidadania) e Aldo Rebelo (sem partido) não foram englobados na pesquisa em cenários contra Lula.
Bolsonaro perde para Doria, Leite e Ciro
O PoderData trouxe ainda cenários com Bolsonaro enfrentando João Doria, Eduardo Leite ou Ciro Gomes no segundo turno. O atual presidente perderia para todos. Brancos e nulos e não sabem não foram divulgados.
Cenário 1: Bolsonaro x Doria
João Doria (PSDB) - 46%
Jair Bolsonaro (sem partido) - 35%
Cenário 2: Bolsonaro x Leite
Eduardo Leite (PSDB) - 44%
Jair Bolsonaro (sem partido) - 34%
Cenário 3: Bolsonaro x Ciro
Ciro Gomes (PDT) - 46%
Jair Bolsonaro (sem partido) - 36%
Segundo o "Poder360", o levantamento foi realizado no período de 27 a 29 de setembro. Foram 2.500 entrevistas em 451 municípios nas 27 unidades da Federação. De acordo com o site, para atingir 2.500 entrevistas que representem o conjunto da população, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.