Topo

Schelp: Flávio Bolsonaro atuou para tumultuar depoimento e defender Hang

Colaboração para o UOL

29/09/2021 18h52

Em participação ao UOL News da noite de hoje, o colunista Diogo Schelp disse que o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) foi ao depoimento de Luciano Hang, dono da varejista Havan, na CPI da Covid, para "tumultuar" e defender o empresário.

"Flávio é suplente da CPI com a saída de Ciro Nogueira e ele de fato não comparece às sessões. Ele compareceu hoje porque precisava defender Hang, e isso mostra a proximidade que existe e o interesse que a família Bolsonaro tem em proteger esse empresário", avaliou.

Schelp falou ainda sobre o tom da oitiva que, na sua visão, se deu quando Hang mostrou um vídeo institucional da Havan durante a sua fala inicial.

"[O vídeo] não tinha absolutamente nada a ver com a questão da pandemia. Era uma propaganda da empresa dele, em que ele aparece correndo e abraçando funcionários, vestido de Zé Carioca, aliás, como ele estava vestido na CPI." A exibição rendeu críticas de colegas ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), sob alegações de que o depoente teria tido permissão para fazer propaganda de sua empresa.

"[A sessão] Serviu de um grande palanque para Hang. Os senadores acharam que iam colocá-lo contra a parede, mas no final das contas ele confirmou tudo o que eles estavam dizendo."

Schelp lembrou que uma das únicas coisas em que o empresário confirmou foi no que diz respeito à morte de sua mãe, Regina. "Quando questionaram que ele teria ajudado a ocultar a causa morte da mãe, que na verdade morreu de covid-19, mas que no atestado de óbito não contém essa informação, ele negou."

Além disso, disse o colunista, durante o depoimento Hang repetiu todos os absurdos que fala em lives, por exemplo, como se fosse um grande especialista em saúde.