Topo

Após pedido de senador, Renan inclui Heinze entre indiciados na CPI

Ana Carla Bermúdez e Isabella Cavalcante

Colaboração para o UOL

26/10/2021 12h47Atualizada em 26/10/2021 16h22

Relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) anunciou hoje, durante sessão da comissão, a inclusão de um pedido de indiciamento do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) em seu relatório final —o parecer será votado hoje pelos parlamentares.

Um dos senadores membros da comissão, Heinze foi incluído na lista de sugestões de indiciamento por incitação ao crime. Com a decisão, Calheiros atendeu a um pedido do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), feito após Heinze realizar a leitura de seu relatório paralelo. O senador gaúcho defendeu o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19 e fez ataques aos trabalhos da CPI.

"Apesar das advertências, o senador Heinze reincidiu aqui todos os dias apresentando estudos falsos logo negados pela ciência", afirmou Calheiros. "Pela maneira como incitou ao crime, queria nessa última sessão dar um presente a Vossa Excelência. Vossa Excelência será o 81º indiciado dessa CPI", disse ao se dirigir a Heinze.

Em sua fala, Heinze afirmou que os membros da comissão se "negaram" a analisar "mais de 284 estudos da literatura médica sobre hidroxicloroquina". Segundo ele, a comissão "inventou crimes do governo" em uma "engenharia para atribuir culpa" ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Senadores governistas contestaram o indiciamento de Heinze. "Faço um apelo, sei que os nervos estão aflorados há seis meses, mas uma medida como essa passa um revanchismo e perseguição [...]. É uma covardia, estão colocando parlamentares em crimes que não estão inscritos, por crimes de opinião", disse Eduardo Girão (Podemos-CE).

O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), classificou a atitude como uma "decisão acalorada" e fez um apelo por uma "nova reflexão sobre essa manifestação".

Calheiros, no entanto, não recuou. Com a inclusão de Heinze, a lista de pedidos de indiciamento no relatório final passa a ter 81 nomes —deles, 79 são pessoas e outros dois são empresas.

Pacheco diz ver 'excesso'

Após a decisão de Calheiros, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), afirmou, em nota, considerar a sugestão de indiciamento de Heinze como um "excesso". No entanto, disse que "nunca interferi e não interferirei" nos trabalhos da comissão.

Portanto, a "decisão é da CPI", ressaltou Pacheco.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.