Topo

Com covid, governador do Piauí fará quarentena de dez dias na Escócia

Governador do Piauí, Wellington Dias testou positivo para a covid-19, ao participar da COP26, na Escócia - Geraldo Magela/Agência Senado
Governador do Piauí, Wellington Dias testou positivo para a covid-19, ao participar da COP26, na Escócia Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Colaboração para o UOL

12/11/2021 13h40Atualizada em 12/11/2021 13h40

Com covid-19, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), passará por uma quarentena de dez dias na Escócia. Ele testou positivo para a doença ontem, ao participar da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26, na cidade escocesa de Glasgow. A infecção pelo coronavírus foi confirmada na manhã de hoje em contraprova com teste RT-PCR.

"Ele irá cumprir todos os protocolos exigidos no país", afirmou a Coordenadoria de Comunicação do Estado do Piauí (CCom). "O governador segue apenas com sintomas leves da doença e mantém todos os cuidados recomendados pelos médicos locais", informou o governo, em nota. A assessoria de Dias também ressaltou que ele recebeu as duas doses da vacina contra o coronavírus.

Caatinga na COP26

Na Escócia desde o dia 8 de novembro, Wellington Dias é presidente do Consórcio dos Governadores do Nordeste e participa da conferência discutindo o bioma caatinga. O retorno dele ao Piauí estava agendado para a próxima terça-feira (16).

De acordo com a CCom, todos os demais membros da delegação piauiense foram submetidos a testes RT-PCR e terão os resultados emitidos nas próximas 24 horas. O secretário estadual de Meio Ambiente do Piauí, Daniel Marçal, e o superintendente do órgão, Carlos Moura Fé, também participaram do evento na quinta-feira, mas, na ocasião, tiveram resultados negativos.

"Caso os testes swab rápidos apresentem resultados negativos, os integrantes do grupo piauiense retornam ao estado assim que concluírem as suas agendas no evento da COP26, em Glasgow", afirmou o governo.

Além de Dias, outros dez governadores participam da maior conferência que discute a crise climática no mundo. O grupo que compõe o movimento "Governadores pelo Clima" lançou o Consórcio Brasil Verde com a proposta de buscar investimentos estrangeiros ligados ao compromisso ambiental e a promessa de plantar 45 milhões de árvores em nove estados para reduzir o efeito estufa.