Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado que morreu afogado na Bahia teve lesão na coluna, aponta laudo

João isidório, deputado estadual da Bahia - Reprodução
João isidório, deputado estadual da Bahia Imagem: Reprodução

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

12/11/2021 22h31Atualizada em 22/11/2021 14h49

O deputado estadual João Paulo Santos de Santana (Avante), conhecido como João Isidório, que morreu após afogamento na tarde de ontem, sofreu uma lesão na coluna. A necropsia no corpo do parlamentar apontou lesão na coluna como uma das causas da morte dele. Ele desmaiou e se afogou depois que pulou do barco em que passeava com amigos e familiares, para nadar no mar, na Ilha dos Frades, pertencente a Salvador (BA).

O pai dele, deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), contou que o filho sofreu um acidente náutico no terminal de Madre de Deus, quando voltava de um passeio de barco com a mulher e um primo. Isidório não comentou detalhes sobre o acidente. "Aguardamos no Senhor Jesus que ele repouse nas mansões celestiais", disse em publicação.

João Isidório tinha 29 anos, foi o deputado estadual mais votado em 2018, com 110.540 votos era cantor, compositor, pastor e coordenador da Fundação Dr. Jesus, localizada no município de Candeias, região metropolitana de Salvador. Ele deixou três filhos.

O corpo dele enterrado no cemitério de Caboto, no município de Candeias (BA), região metropolitana de Salvador, na tarde de hoje, sob forte comoção de familiares, amigos, políticos e pessoas que eram assistidas pelas ações da fundação Dr. Jesus, criada pelo pai. O velório ocorreu em um espaço dentro da fundação.

O político estava em seu primeiro mandato como deputado estadual. A ascensão política ocorreu depois que ele passou a coordenar a fundação Dr. Jesus. Ele era vice-líder do Bloco da Maioria na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia).

Na eleição municipal de 2012, aos 20 anos, ele tentou se eleger vereador do município de Candeias, sua terra-natal, mas não conseguiu. Com a derrota nas urnas, passou a dedicar o seu tempo a auxiliar o pai na Fundação Dr. Jesus e também atuou como compositor e cantor gospel do grupo "Timbaleiros de Cristo".

O incidente

O político passou o dia fazendo o passeio de barco com a esposa Lucrécia Brito, um primo e amigos, pela Ilha dos Frades e já retornava para o município de Madre de Deus quando aconteceu o desmaio. Ocupantes do barco observaram que o deputado, depois que pulou da embarcação para nadar no mar, se debateu e, depois, ficou submerso na água. Eles pularam no mar para socorrê-lo e acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que fez o socorro por terra para o hospital de Madre de Deus. O jovem veio a óbito logo depois de dar entrada no hospital.

A morte do deputado João Isidório causou comoção nos políticos da Bahia. O vice-governador do estado, João Leão (PP), o senador Jaques Wagner (PT), além de deputados estaduais, estiveram no velório e enterro.

João Leão afirmou que o deputado era um jovem que estava iniciando sua trajetória política. "Lamento profundamente a trágica morte do deputado estadual João Isidório, filho do meu amigo, o deputado federal Pastor Sargento Isidório", escreveu em seu Instagram.

O senador Jaques Wagner (PT) também se manifestou sobre a morte do deputado em uma nota no Twitter. "Eu e Fátima recebemos consternados a notícia da morte trágica e inesperada do deputado João Isidório. Perdemos um jovem com futuro promissor e que ainda tinha muito a contribuir com a Bahia. Nossa solidariedade e abraço à família, especialmente ao amigo Pastor Sargento Isidório".

O presidente da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), deputado Adolfo Menezes (PSD), decretou luto de três dias na casa legislativa. Ele destacou que o falecimento de João Isidório "é mais um golpe muito duro nestes tempos de luto".