Topo

Esse conteúdo é antigo

Isa Penna comemora expulsão do deputado Fernando Cury: 'Vitória feminista'

Deputada Isa Penna é apalpada pelo deputado Fernando Cury na Alesp - Reprodução/Youtube
Deputada Isa Penna é apalpada pelo deputado Fernando Cury na Alesp Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 23h26

A deputada estadual Isa Penna (PSOL) comemorou hoje a expulsão de seu colega, deputado Fernando Cury, do quadro de filiados do Cidadania. A decisão foi tomada por recomendação do Conselho de Ética da sigla e é embasada no caso de importunação sexual contra a parlamentar do PSOL, ocorrido há quase um ano na Assembleia Legislativa de São Paulo. (Leia nota, na íntegra, abaixo)

A democracia ganhou uma vitória feminista! Punho levantado. A decisão de hoje do Cidadania em expulsar Fernando Cury não respondeu a mim e muito menos a ele. O partido respondeu à todas mulheres que se sentiram assediadas junto comigo há quase um ano. Isa Penna, em seu perfil nas redes sociais

"Eu seguirei na luta para não haja espaço para outros Fernando Cury, um exemplo do que não se deve fazer nem com as câmeras televisionando tudo, nem nos corredores de ônibus, nos becos, vielas, nos espaços de trabalho e nos lares do Brasil", acrescentou.

Em 21 de dezembro de 2020, as câmeras do circuito interno da Assembleia Legislativa de São Paulo flagraram o parlamentar colocando as mãos nos seios da colega que, por estar de costas para ele, não pôde impedir.

A decisão interna do partido foi tomada com ampla vantagem, mas demorou quase dez meses para alcançar consenso. Assinado por Alisson Luiz Micoski, titular do Conselho de Ética do Cidadania, o parecer pela expulsão foi divulgado no dia 10 de janeiro. Nesta noite, com o quórum necessário para o prosseguimento da reunião, o documento foi aprovado com 27 votos favoráveis à expulsão e apenas três contrários.

Cury segue como deputado até o fim de seu mandato ou de outra decisão diferente da Alesp. A expulsão do partido não implica nenhum tipo de cassação.

Cury ainda responde pela acusação de importunação sexual apresentada pelo Ministério Público de São Paulo. Ele já é réu no processo, que aguarda as considerações da defesa. O parlamentar alega que sua aproximação se deu como um gesto de gentileza mal interpretado e chamou o toque nos seios da parlamentar de "abraço". A reportagem tenta conta com ambos nesta noite.

Leia a nota de Isa Penna na íntegra

A democracia ganhou uma vitória feminista! Punho levantado

A decisão de hoje do Cidadania em expulsar Fernando Cury não respondeu a mim e muito menos a ele. O partido respondeu à todas mulheres que se sentiram assediadas junto comigo há quase um ano.

Sou uma deputada e entendo a demora desse resultado. A demora, no entanto, sempre me faz pensar mas nas mulheres que nunca verão seus assediadores sendo punidos - seja porque não há respostas efetivas das instituições.

Eu seguirei na luta para não haja espaço para outros Fernando Cury, um exemplo do que não se deve fazer nem com as câmeras televisionando tudo, nem nos corredores de ônibus, nos becos, vielas, nos espaços de trabalho e nos lares do Brasil.

Sigo com força porque a vitória de hoje é democrática e também uma vitória feminista! Afinal um homem eleito deve (ou deveria) entender que assédio é assédio.

Estamos há um ano das eleições no país, que isso também reflita nos candidatos, em quem os partidos irão apoiar e principalmente que tenha igualdade de gênero nas casas legislativas do país todo.

Que ele entenda que ele não responde mais a mim e sim à sociedade, à todas as mulheres brasileiras e à Justiça!