Topo

Esse conteúdo é antigo

Heleno critica Lula por comparar Merkel com Ortega: 'Por que não te calas?'

General Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
General Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

23/11/2021 15h38Atualizada em 23/11/2021 17h02

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, criticou as falas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao jornal espanhol El País. Para ele, Lula "debocha da inteligência da população e do regime democrático".

Ao periódico, o petista minimizou a reeleição do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e traçou uma comparação com o tempo de poder da chanceler alemã Angela Merkel, eleita democraticamente.

"Omite o que ele fez de mal ao Brasil. Compara o ditador Ortega com Angela Merkel. Voto popular o condenará, de vez, nas eleições de 2022", postou no Twitter. "Por que não se cala?", escreveu em espanhol, em uma referência à fala do rei João Carlos I da Espanha ao então presidente da Venezuela Hugo Chávez durante a XVII Conferência Ibero-Americana de 2007, no Chile, que repercutiu no mundo.

Quem também criticou a entrevista foi o pré-candidato à Presidência da República do Podemos, Sérgio Moro. O ex-juiz, responsável por julgar os processos da operação Lava Jato em Curitiba, que determinou a prisão de Lula, compartilhou um post com o vídeo, e escreveu: "É o PT com a 'democracia' de Ortega que queremos para o Brasil?".

Lula divulgou o vídeo, alvo das críticas, em suas redes sociais. Na conversa, o ex-presidente questiona por que Merkel "pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não?". Uma das jornalistas presentes na entrevista rebateu Lula, dizendo que Merkel não prendeu os seus opositores.

"Sabe, eu não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua. No Brasil, eu fui preso. Fiquei 580 dias preso para que o Bolsonaro fosse eleito presidente. Eu não sei o que as pessoas fizeram [na Nicarágua] para que fossem presas. Se o Daniel Ortega prendeu a oposição, como fizeram comigo no Brasil, ele estará totalmente errado", afirmou Lula.