Topo

PSDB diz que testes com aplicativo "não foram totalmente satisfatórios"

Leite, Virgílio e Doria disputam as prévias do PSDB para escolha do pré-candidato a presidente - Divulgação
Leite, Virgílio e Doria disputam as prévias do PSDB para escolha do pré-candidato a presidente Imagem: Divulgação

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

24/11/2021 10h10

O PSDB informou, em nota, que os testes realizados na noite de ontem (23) e na madrugada de hoje (24) com o novo aplicativo para votação eletrônica nas prévias à presidência "não foram totalmente satisfatórios".

Segundo o partido, novos testes deverão ser programados para esta manhã. "Outras entidades também já estão contatadas", disse o PSDB no comunicado. O sistema eletrônico será usado para a escolha do pré-candidato do partido para a disputa da eleição presidencial.

Depois que uma pane interrompeu a votação no último domingo, o partido esperava resolver os entraves tecnológicos e retomar a votação hoje.

Segundo os tucanos, o escolhido pela legenda para concorrer à presidência será definido até próximo domingo (28). No páreo estão os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

O aplicativo usado no último domingo foi desenvolvido pela Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Do mais de 40 mil filiados que devem participar das prévias, porém, menos de 10% conseguiram registrar o voto pela ferramenta.

Por essa razão, os tucanos fizeram ontem um acerto com a empresa de tecnologia RelataSoft, que, segundo a legenda, tem experiência na organização de 30 pleitos semelhantes.