Topo

Esse conteúdo é antigo

Moro propõe criar corte nacional anticorrupção

Sergio Moro tem como principal bandeira de sua pré-candidatura o combate à corrupção  - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
Sergio Moro tem como principal bandeira de sua pré-candidatura o combate à corrupção Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

05/12/2021 09h46Atualizada em 05/12/2021 09h48

O pré-candidato à presidência Sergio Moro (Podemos) disse, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, que entre as propostas que apresentará na corrida eleitoral de 2022 está a criação de uma corte nacional anticorrupção.

Ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Moro tem repetido em entrevistas que o combate à corrupção é uma de suas principais plataformas para viabilizar sua candidatura.

"Temos que pensar formas para aprimorar o combate à corrupção, inclusive nas cortes de Justiça. Por isso, no nosso projeto, que estamos apresentando, propomos a criação de uma corte nacional anticorrupção", disse.

Questionado se haveria estrutura para mais uma corte no Brasil, Moro disse que era preciso "pensar um pouco fora da caixinha" para deixar o Judiciário, em sua opinião, mais eficiente em relação ao que chama de poderosos.

"Fui juiz por 22 anos, tenho um grande respeito pelo Judiciário e por seus servidores. Infelizmente, nós também temos que reconhecer que o nosso Judiciário é muito custoso. Ele presta um serviço que não é eficiente. A gente fala muito de corrupção. E, realmente, fora do período da Lava-Jato, e com outras raras exceções, como no caso do mensalão, a Justiça não tem funcionado contra os poderosos", disse.

Comentando de forma geral o que pretende com o projeto, Moro disse que as "pessoas precisam de justiça" e a proposta da Corte Nacional Anticorrupção é baseada em modelos internacionais.

"A ideia não é criar um tribunal com mais juízes e mais servidores, impactando o orçamento público. A ideia é utilizar as estruturas já existentes e atrair para a corte nacional anticorrupção os melhores servidores e os melhores magistrados do Judiciário, por meio de um processo seletivo que leve em conta, com procedimentos de devida diligência, não só a integridade dessas pessoas, mas também o comprometimento com o combate à corrupção, sem aumentar custos orçamentários", disse.

Sergio Moro se colocou na corrida eleitoral ao se filiar ao Podemos em novembro deste ano. Desde então, o ex-juiz tem concedido entrevistas, participado de eventos e se encontrado com lideranças políticas com a intenção de viabilizar sua candidatura.