Topo

Esse conteúdo é antigo

STF dá 48 horas para Senado explicar alteração na MP do Auxílio Brasil

O ministro do STF Ricardo Lewandowski; senadores terão até quarta-feira para esclarecer mudança na MP do Auxílio Brasil - Nelson Jr/STF
O ministro do STF Ricardo Lewandowski; senadores terão até quarta-feira para esclarecer mudança na MP do Auxílio Brasil Imagem: Nelson Jr/STF

Do UOL, em São Paulo

14/12/2021 16h44Atualizada em 14/12/2021 17h07

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski determinou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o relator da Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil na Casa, Roberto Rocha (PSDB-MA), expliquem as mudanças feitas na proposta dentro de 48 horas. Como o pedido foi feito ontem, os senadores terão até quarta-feira para responder.

A ação é em resposta a um pedido feito pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), e os deputados Tabata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES). Eles contestam a mudança que o Senado fez na MP, que permite a formação de filas para receber o benefício.

Os parlamentares dizem que Rocha usou de uma "emenda de redação", recurso usado para corrigir erros gramaticais, para alterar o mérito da medida.

A MP do Auxílio Brasil foi aprovada pelo Senado no dia 2 deste mês, e sua tramitação deveria ser concluída até o dia 7, ou perderia a validade. A emenda contestada condiciona o programa e a inclusão automática dos beneficiários elegíveis à disponibilidade fiscal e orçamentária.

Rocha inseriu a mudança a pedido do ministro da Cidadania, João Roma. Como foi uma alteração no mérito, seria necessário que a MP voltasse à Câmara. No entanto, como foi feita por meio da emenda de redação, isso não aconteceu.

Segundo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), sem a exigência do respaldo orçamentário e fiscal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) seria obrigado a vetar a proposta, o que impossibilitaria o pagamento do auxílio.