Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula presta solidariedade a Ciro Gomes e repudia ação da PF: 'Inexplicável'

Do UOL, em São Paulo

15/12/2021 11h31Atualizada em 15/12/2021 14h23

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade hoje aos irmãos Ciro e Cid Gomes, pré-candidato à Presidência e senador, respectivamente, pelo PDT, alvos na manhã de hoje de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga um suposto esquema de corrupção durante as obras da Arena Castelão, entre 2010 e 2013.

Em entrevista à Rádio Clube AM, de Blumenau (SC), Lula disse que repudia o comportamento da PF e classificou a ação como uma "invasão à casa do candidato a presidente Ciro Gomes e seu irmão".

É inexplicável que as pessoas que poderiam ser intimadas para dar explicação tenham a casa invadida sem levar em consideração que um é candidato a presidente e o outro é um senador da República.
Lula defende Ciro Gomes após operação da PF

Enquanto Lula dava essa declaração para a emissora de Santa Catarina, Ciro conversava com José Luiz Datena, na rádio Bandeirantes de São Paulo. Ao se defender da operação da PF, o pedetista criticou o petista.

"A intenção [da ação da PF] é me abater, para eu ser moderado e não continuar atacando aqueles ladrões, assaltantes da vida pública brasileira, como é o Bolsonaro e como foi o Lula", disse Ciro a Datena.

Depois, nas redes sociais, Ciro agradeceu ao ex-presidente da República.

Histórico de embates entre Lula e Ciro

Apesar da demonstração de solidariedade, Lula e Ciro Gomes têm histórico de embates. Em outubro, Ciro chegou a sugerir uma "amplíssima trégua" visando uma união em torno do impeachment de Jair Bolsonaro (PL), atual ocupante do Palácio do Planalto, mas a aliança durou poucas semanas.

Após Ciro acusar Lula de conspirar pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente disse que a covid teria afetado a inteligência do ex-ministro. Nas redes sociais, Lula ironizou quem cobra que o PT faça uma autocrítica sobre seus governos. "Para que eu vou fazer autocrítica se vocês podem me criticar? É mais saudável. Se eu ficar me criticando, o que vai sobrar para os outros falarem?".

Ciro também criticou a reaproximação do PT com partidos que atuaram para tirar a petista do Planalto em 2016. Lula rebateu Ciro, dizendo que o ex-governador do Ceará age de forma "banal e grosseira". "Eu só não sei o que ele está querendo — mas, quem planta vento, colhe tempestade", afirmou.

Para o pedetista, o ex-juiz e presidenciável Sergio Moro "garantiu a impunidade" de Lula e de pessoas que integraram seu governo.

Entenda a operação contra Ciro e Cid Gomes

Segundo a PF, a operação de hoje apura "fraudes, exigências e pagamentos de propinas a agentes políticos e servidores públicos decorrentes de procedimento de licitação para obras no estádio Castelão". Na época dos fatos investigados, Cid Gomes era o governador do Ceará.

A investigação, que começou em 2017, indica o pagamento de R$ 11 milhões em propinas para que uma determinada empresa ganhasse o processo licitatório da Arena Castelão e, posteriormente, recebesse valores devidos pelo governo do Ceará.

Nas redes sociais, Ciro afirmou que a PF "subordinada a Bolsonaro" tenta danificar sua pré-candidatura à Presidência em 2022.