Topo

Esse conteúdo é antigo

Filha de Roberto Jefferson, Cristiane Brasil anuncia saída do PTB

Roberto Jefferson e Cristiane Brasil - Reprodução PTB
Roberto Jefferson e Cristiane Brasil Imagem: Reprodução PTB

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

20/12/2021 16h46

A ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha do também ex-deputado Roberto Jefferson, anunciou hoje a desfiliação do PTB. "Depois de 20 anos, estou fechando o ciclo aqui", declarou. A saída foi comunicada por e-mail ao deputado estadual Marcus Vinícius Neskau (RJ), vice-presidente da legenda.

"Pedi hoje minha desfiliação do PTB. Não serei liderada por uma panfleteira semi-analfabeta que quer enterrar meu pai vivo, junto com o dirigente-advogado de 'defesa' de seus interesses partidários (porque do meu pai é que não é), Luiz Gustavo. O último que sair apaga a luz. Fui!", escreveu a ex-parlamentar em seu perfil no Twitter, sem citar o nome de Graciela Nienov, presidente nacional da sigla.

Ao UOL, o advogado de Roberto Jefferson, Luiz Gustavo Ferreira da Cunha, citado por Cristiane no tweet, diz receber "com tristeza" os ataques "infundados perpetrados" pela ex-deputada. "Coordenei a defesa dela por muitos anos. Espero que ela visite o pai [na cadeia] e saberá a verdade", disse Luiz Gustavo.

Segundo Cristiane, a disputa interna com a atual presidente do PTB começou no fim do ano passado, quando Graciela teria removido parentes de Jefferson de grupos do PTB no WhatsApp do partido. "É muito desrespeito. Já fui presidente do partido. Fui eu que tirei essa moça do ostracismo", declarou Cristiane à época.

Graciela assumiu a presidência interina do PTB em agosto, depois de o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinar a prisão de Jefferson, então presidente nacional do PTB.

A decisão foi tomada no inquérito das chamadas milícias digitais, que apura a organização e o financiamento de atos contra a democracia. Em novembro, Moraes determinou o afastamento de Jefferson da presidência do PTB pelo prazo de 180 dias. Em carta enviada de Bangu 8, onde está detido desde agosto deste ano, o ex-deputado federal defendeu a eleição de Nienov.

"Com Graciela, a base chega ao topo no PTB, provando duas coisas à classe política", escreveu Jefferson, que agora é presidente de honra do partido. "No PTB a mulher tem vez e tem voz, e no PTB a mobilidade democrática traz dos movimentos de base ao assento mais alto da hierarquia do partido os nossos melhores combatentes", destacou.

Em novembro, Cristiane afirmou que Nienov estaria contribuindo para manter seu pai preso. "Ela está utilizando indevidamente a conta do Twitter [de Jefferson], mudando para @graciptb14, mesmo com as restrições impostas. Só quero meu pai livre, portanto essa conta precisa ser desativada imediatamente", disse a ex-deputada.

Em agosto, por determinação de Moraes, uma das contas de Jefferson no Twitter saiu do ar. O ministro determinou o bloqueio das redes sociais de Roberto Jefferson —especificamente o Twitter. Na avaliação do ministro, isso é "necessário para a interrupção dos discursos criminosos de ódio e contrário às Instituições democráticas e às eleições". Moraes citava o perfil @BobJeffRoadKing. Em maio, uma outra conta de Jefferson, @BobJeffHD, havia sido retirada do ar pela assessoria do PTB a pedido do ex-deputado.