Topo

'Catástrofe na Bahia é sem precedentes na história', diz prefeito baiano

Do UOL, em São Paulo

27/12/2021 19h37

O prefeito de Belo Campo (BA), Quinho (PSD), afirmou durante o UOL News desta segunda-feira (27) que as chuvas que já deixaram 20 mortos e mais de 358 feridos na Bahia marcam o episódio mais trágico do estado.

"É uma catástrofe sem precedentes na história, seja natural ou em qualquer outra área. Nós temos 100 municípios que declararam [estado de] emergência. Algumas cidades estão praticamente debaixo d'água, como é o caso de Itabuna", disse.

Quinho afirma que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o governo federal se colocaram à disposição para oferecer assistência aos municípios atingidos pelos temporais. Ainda destacou a ajuda dos estados de São Paulo, Pernambuco e Sergipe, que doaram mantimentos e enviaram helicópteros para resgatar pessoas.

Segundo a Defesa Civil, além dos mortos e feridos, já são pelo menos 60 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Até o momento, 116 municípios foram atingidos pelas chuvas.

De acordo com ele, a cidade de Belo Campo que tem 20 mil habitantes, normalmente registra cerca de 850 milímetros de chuva ao ano. Em três dias, o volume foi quase 500 milímetros. "A população está assustada com o volume de água. São praticamente 60 dias de chuvas ininterruptas."

O mandatário diz que os próximos dias serão igualmente difíceis com a presença de mais chuvas. Por isso, ele pede um "ajuste" entre os governos federal, estadual e também municipais para salvarem vidas.

'Nunca visto em Ilhéus'

O prefeito de Ilhéus, José Alexandre (PSD), reforça a fala de Quinho ao dizer que a população sul da Bahia tem vivido "momentos angustiantes". A cidade foi escolhida pelo governo estado para abrigar um gabinete de emergências que oferece ajuda para os municípios que sofrem com as chuvas.

"Hoje nós sofremos com o alagamento dos maiores rios, que são o Cachoeira e o Almada. O grande momento agora realmente foi das inundações. Isso nunca foi visto na cidade de Ilhéus, não existe registros em relação a isso."

Diferente de Rui Costa, Alexandre diz que o governo federal está presente no estado baiano para presente para ajudar. O ministro da Cidadania, João Roma, chegou à Bahia no domingo (26). "Num primeiro momento, a gente precisa fazer um diagnóstico. O que temos aqui são estimativas porque não temos um quadro real da situação. Isso pode ser até maior do que a gente pensa."

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que está de férias em Santa Catarina, deve avaliar se irá visitar a Bahia nos próximos dias.