PUBLICIDADE
Topo

Política

Após críticas, Bolsonaro posta novo vídeo em moto aquática em SC

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

29/12/2021 14h36Atualizada em 30/12/2021 17h43

Mesmo após ser criticado por manter suas férias em São Francisco do Sul (SC) em meio às enchentes na Bahia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou em seu perfil no Facebook mais um vídeo no litoral catarinense. Nas imagens, Bolsonaro aparece acompanhado da enteada, Letícia Firmo, e de sua filha mais nova, Laura (veja abaixo).

A gravação, segundo a postagem, foi feita hoje na praia de Enseada. As imagens mostram o presidente no mar, cercado de banhistas, e em seguida deixando o local pilotando uma moto aquática. Bolsonaro delegou a seus ministros a contenção de danos da tragédia na Bahia, que já levou mais de 77 mil pessoas a deixarem suas casas devido às chuvas.

Mais cedo, Bolsonaro publicou um vídeo com mantimentos sendo desembarcados de um helicóptero e a legenda "continuamos na Bahia", afirmando que informações são "atualizadas constantemente".

Nesta postagem, feita no Twitter, Bolsonaro marcou uma série de perfis de ministérios e ministros, além das Forças Armadas, da Caixa Econômica Federal e da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

Com as férias previstas para até 4 de janeiro, Bolsonaro tem sido criticado nas redes sociais e por integrantes da oposição, que consideram "falta de empatia" a decisão de não interromper o recesso para acompanhar a tragédia. Além disso, políticos baianos chegaram a reclamar do volume de recursos liberado pelo governo federal para o enfrentamento do desastre.

A tragédia na Bahia —que até o momento deixou 21 mortos e 358 feridos— também obrigou mais de 77 mil pessoas a deixarem suas casas. O último balanço da Defesa Civil, divulgado ontem, informou que 470 mil pessoas foram afetadas em 136 cidades, cerca de 30% das prefeituras do estado. Os municípios declararam situação de emergência.

O UOL procurou a Presidência da República sobre as críticas, mas sua assessoria de imprensa não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Errata: o texto foi atualizado
O UOL errou ao informar que quem estava na moto aquática com o presidente e Laura era a primeira-dama, Michelle. Na verdade, a mulher que aparece no vídeo é Letícia Firmo, de 19 anos, enteada de Bolsonaro.

Política