Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro é internado em SP com obstrução intestinal; cirurgia é avaliada

Leonardo Martins

Do UOL em São Paulo

03/01/2022 03h59Atualizada em 03/01/2022 16h59

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na madrugada de hoje (3) no hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo com obstrução intestinal, segundo boletim médico. Em seu perfil no Twitter, o presidente disse que é possível que ele seja submetido a uma "cirurgia de obstrução interna na região abdominal".

A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) informou que Bolsonaro deu entrada na unidade de saúde após sentir desconforto abdominal. O presidente disse ter passado mal após o almoço de ontem (2). Sem previsão de alta, ele passa bem, disse a Secom.

A internação foi confirmada ao UOL, ainda de madrugada, pelo médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que operou Bolsonaro após a facada que levou no abdome, em setembro de 2018, e acompanha o quadro dele.

Macedo, que estava em viagem nas Bahamas, deveria desembarcar em São Paulo na tarde de hoje, mas seu voo só vai chegar na capital paulista no começo da madrugada desta terça-feira (4). O presidente, diz o médico, está sob tutela de sua equipe e, como o quadro ainda é investigado, não se sabe se uma cirurgia será necessária.

"O paciente deve ser examinado primeiro e, a seguir, ver os exames. Essa medicina ridícula recente de só ver exames está trazendo mal aos doentes. Além dos exames, temos de usar a palpação do abdome e a visualização do quadro clínico e cirúrgico", acrescentou o médico. A palpação é a avaliação médica do abdome do paciente com as mãos.

Bolsonaro relatou que chegou ao hospital por volta das 3h. "É a segunda internação com os mesmos sintomas, como consequência da facada e 4 grandes cirurgias", escreveu o presidente no Twitter.

Boletim médico do hospital Vila Nova Star confirma que o presidente foi internado com quadro de "suboclusão intestinal" —como é chamada tecnicamente a obstrução intestinal. A nota diz que o estado de saúde dele é estável, porém Bolsonaro não tem previsão de alta.

"Ele fez tomografia e mais exames para sabermos o que há no abdômen. Ainda não sabemos, mas pode ser causado, por exemplo, por um alimento mal mastigado, entre outros fatores", afirmou Macedo à reportagem.

Em julho de 2021, Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal. À época, os médicos cogitaram uma intervenção cirúrgica, que foi descartada depois que o intestino do presidente voltou a funcionar normalmente.

3.jan.2022 - Apoiador de Jair Bolsonaro presta solidariedade na porta do hospital - Leonardo Martins/UOL - Leonardo Martins/UOL
3.jan.2022 - Apoiador de Jair Bolsonaro presta solidariedade na porta do hospital
Imagem: Leonardo Martins/UOL

Até as 14h, um apoiador foi ao hospital prestar solidariedade —até esse horário, aliados e políticos não haviam passado pela portaria. Com uma Bíblia nas mãos, o professor aposentado Antônio da Silva Ortega, 69, foi ao hospital para entregar uma carta ao presidente. "Em apoio ao presidente, uma carta para que ele se restabeleça e governe a nossa nação até 2026, em nome de Deus", afirmou.

A aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) que levava Bolsonaro de Santa Catarina, onde o presidente passou uns dias de folga, pousou no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no começo da madrugada desta segunda-feira. De lá, a comitiva presidencial seguiu para o hospital Vila Nova Star.

O presidente foi criticado por viajar de folga para Santa Catarina, enquanto o estado da Bahia enfrenta as consequências das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias de dezembro: até o presente momento, foram registradas 25 mortes e 151 cidades estão em situação de emergência.

Cirurgias após a facada

O cirurgião Antônio Luiz Macedo operou Bolsonaro após a facada que levou no abdome, em setembro de 2018, na cidade de Juiz de Fora (MG), durante um ato de rua de sua campanha presidencial.

Desde então, o presidente esteve internado em hospitais em algumas ocasiões para realizar cirurgias e exames.

6 de setembro de 2018 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG): O candidato Jair Bolsonaro se submete a uma operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha;

12 de setembro de 2018 - Hospital Albert Einstein, em São Paulo: Bolsonaro passa por nova cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino;

28 de janeiro de 2019 - Hospital Albert Einstein, São Paulo: já na Presidência da República, Bolsonaro se submete a uma nova cirurgia para retirada da bolsa de colostomia;

8 de setembro de 2019 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: nova cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada;

25 de setembro de 2020 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: retirada de cálculo na bexiga;

14 de julho de 2021 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal.