Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa diz a Saúde que não irá a audiência sobre vacinação em crianças

PF conclui inquérito e aponta crime de ameaça contra funcionários da Anvisa - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
PF conclui inquérito e aponta crime de ameaça contra funcionários da Anvisa Imagem: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

04/01/2022 10h29

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou ao Ministério da Saúde que não participará de uma audiência pública promovida pelo governo, na manhã de hoje, sobre a vacinação de crianças contra a covid-19. A comunicação foi feita por meio de ofício enviado hoje, meia hora antes do início da audiência,

No documento enviado ao governo, a agência afirma que já se manifestou a favor da imunização para crianças de 5 a 11 anos, e que a participação de representantes do órgão no evento "não agregaria novos elementos à temática".

No último dia 16 de dezembro, a Anvisa aprovou o uso da vacina Comirnaty para crianças de 5 a 11 anos. O governo, no entanto, fez uma consulta pública pela internet e promove hoje esta audiência na sede da Opas (Organização Panamericana de Saúde), em Brasília, para debater o assunto.

A aprovação da Anvisa veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório Pfizer, no qual se atestou que a vacina é segura e eficaz para o público infantil"
Karin Mendes, chefe de gabinete do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres

No documento enviado ao governo, a Anvisa defende a liberação do imunizante. "Para a avaliação da ampliação da faixa etária dessa vacina, a Agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas em pediatria e imunologia que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório".

Este grupo de especialistas teve, segundo a Anvisa, representantes da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), da SPBT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).