Topo

Esse conteúdo é antigo

Médico de Bolsonaro chega a hospital em SP para avaliar presidente

Bolsonaro publicou ontem foto em hospital de São Paulo, após passar mal durante folga em SC - Divulgação/Twitter/@jairbolsonaro
Bolsonaro publicou ontem foto em hospital de São Paulo, após passar mal durante folga em SC Imagem: Divulgação/Twitter/@jairbolsonaro

Rayanne Albuquerque e Thais Augusto

Do UOL, em São Paulo

04/01/2022 06h29Atualizada em 04/01/2022 12h22

O médico-cirurgião que atende o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao hospital Vila Nova Star às 6h09. Ele interrompeu férias nas Bahamas para avaliar o presidente, que está com uma obstrução intestinal e internado na zona sul de São Paulo.

O médico Antônio Luiz Macedo analisará o presidente Bolsonaro e os exames já realizados para decidir sobre a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

A previsão era de que Macedo chegasse de madrugada na capital paulista, mas o voo atrasou. Na entrada do hospital, ele não conversou com a imprensa. Em 2018, ele foi o responsável por atender Bolsonaro após o episódio da facada.

Segundo o último boletim médico, o presidente está estável e apresentou melhora clínica após o uso de sonda nasogástrica.

A assessoria da Presidência informou que Bolsonaro está isolado no 15° andar. A passagem é permitida apenas para seguranças, médicos e acompanhantes. A primeira-dama Michelle Bolsonaro está com o marido no hospital.

Em julho de 2021, Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento do mesmo problema. À época, os médicos cogitaram uma intervenção cirúrgica, que foi descartada depois que o intestino do presidente voltou a funcionar normalmente.

Macedo retornou ao Brasil após um voo fretado que custa entre R$ 340 mil e R$ 680 mil, segundo orçamento feito pela Folha de S.Paulo. O governo federal não respondeu se pagará o valor.

Internação após folga de fim de ano em SC

Bolsonaro foi internado na madrugada de ontem em São Paulo, após passar mal durante a folga de fim de ano em Santa Catarina. O presidente teve uma obstrução intestinal e precisou ser submetido a exames e tratamento para o desconforto abdominal.

O Vila Nova Star informou por meio de boletim que ele fez uma curta caminhada pelo corredor do hospital e permanecia em tratamento clínico.

As informações repassadas pelo hospital, no entanto, não comentam se há data de alta para Bolsonaro. A Secom (Secretaria de Comunicação) informou ontem que ainda não há previsão.

Ao UOL, o médico Antônio Luiz Macedo disse, na tarde de ontem, que só será possível tirar conclusões do quadro do presidente com uma avaliação presencial.

"O paciente deve ser examinado primeiro e, a seguir, ver os exames. Essa medicina ridícula recente de só ver exames está trazendo mal aos doentes. Além dos exames, temos de usar a palpação do abdome e a visualização do quadro clínico e cirúrgico", acrescentou o médico.

A palpação é a avaliação médica do abdome do paciente, feita com as mãos.

Sem visita de aliados

Nenhum aliado ou político do presidente foi registrado entrando no hospital pela portaria até o final do dia de ontem. Às 14h, um apoiador foi ao hospital prestar solidariedade.

Com uma Bíblia nas mãos, o professor aposentado Antônio da Silva Ortega, 69, foi ao Vila Nova Star para entregar uma carta ao presidente. "Em apoio ao presidente, uma carta para que ele se restabeleça e governe a nossa nação até 2026, em nome de Deus", disse.

Também não foi informado pelo hospital ou assessoria de imprensa do Palácio do Planalto sobre quem está acompanhando a internação do presidente. Questionado, o Planalto não soube informar se o presidente recebeu visitas ou se a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, acompanhava o presidente.

Cirurgias após a facada

O cirurgião Antônio Luiz Macedo operou Bolsonaro após a facada que levou no abdome, em setembro de 2018, na cidade de Juiz de Fora (MG), durante um ato de rua de sua campanha presidencial.

Desde então, o presidente esteve internado em hospitais em algumas ocasiões para realizar cirurgias e exames.

6 de setembro de 2018 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG): O candidato Jair Bolsonaro se submete a uma operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha;

12 de setembro de 2018 - Hospital Albert Einstein, em São Paulo: Bolsonaro passa por nova cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino;

28 de janeiro de 2019 - Hospital Albert Einstein, São Paulo: já na Presidência da República, Bolsonaro se submete a uma nova cirurgia para retirada da bolsa de colostomia;

8 de setembro de 2019 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: nova cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada;

25 de setembro de 2020 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: retirada de cálculo na bexiga;

14 de julho de 2021 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal.