Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Tentativa de golpe como ocorreu nos EUA pode acontecer no Brasil

Do UOL, em São Paulo

06/01/2022 14h44Atualizada em 06/01/2022 14h45

Na avaliação de Leonardo Sakamoto, colunista do UOL, uma tentativa de golpe e intimidação contra um resultado eleitoral, como ocorreu nos Estados Unidos no ano passado, também pode acontecer no Brasil em 2022 pelas mãos do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Não está descartada uma tentativa de golpe do Bolsonaro caso o resultado das eleições não sorriam para ele, seja não indo ou perdendo o segundo turno para Luiz Inácio Lula da Silva (PT)", disse Sakamoto ao UOL News - Tarde, programa do Canal UOL.

A declaração de Sakamoto veio no dia em que se completa um ano desde que apoiadores de Donald Trump, hoje ex-presidente dos EUA, mas na época ainda no cargo, atacaram o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos.

O ataque ocorreu enquanto o Congresso dos EUA se reunia para confirmar a eleição do hoje presidente do país, Joe Biden. Na ocasião, sem apresentar provas, trumpistas alegavam que o pleito tinha sido fraudado.

Com Trump e apoiadores disparando acusações sem provas contra o sistema eleitoral dos EUA, Bolsonaro, aliado do republicano, demorou quase 40 dias para, publicamente, reconhecer a eleição de Biden e parabenizar o democrata.

Na avaliação de Sakamoto, uma possível tentativa de golpe de Bolsonaro pode acabar assim como a de Trump: frustrada. Ainda assim, ele ressaltou os riscos de uma ruptura do gênero acabar "deixando mortos, que não seriam poucos".

"Nos últimos três anos, Bolsonaro ajudou a armar seus seguidores até os dentes, com decretos e regras para flexibilizar o Estatuto do Desarmamento. Ele colocou fogo no parquinho", lembrou Sakamoto.

"Pode acontecer muita coisa em outubro (mês das eleições gerais em 2022)", disse. "Por conta disso, as instituições precisam estar atentas, impor limites e não fazer de contas que o assunto não é com elas", completou.