Topo

Esse conteúdo é antigo

Moro diz que 'debate com qualquer um' e Ciro refaz convite

Ciro Gomes e Sergio Moro são pré-candidatos à Presidência da República - Pedro Ladeira/Folhapress e Marcos Oliveira/Agência Senado
Ciro Gomes e Sergio Moro são pré-candidatos à Presidência da República Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress e Marcos Oliveira/Agência Senado

Do UOL, em Brasília

11/01/2022 17h38

O ex-juiz e pré-candidato à presidência Sergio Moro (Podemos) rebateu as provocações do também presidenciável Ciro Gomes (PDT). Em entrevista para a Rádio Metrópole, da Bahia, Moro disse estar disposto a debater com qualquer um.

"Vem dizer que ser corajoso é ficar ofendendo as pessoas, falando palavrão? Isso é destempero, descontrole. Vem com essas bobagens porque sabe que perde no argumento. Debato com qualquer um", ressaltou.

Em outro momento, Moro afirmou ter colocado "a vida em risco" e que é corajoso. "Passei a minha vida de juiz combatendo o crime e a corrupção, tive que andar com escolta boa parte da minha carreira profissional. No governo, enfrentei o PCC [Primeiro Comando da Capital, organização criminosa]", disse.

Desde dezembro, Ciro tem convidado pelo Twitter o ex-juiz para um debate ao vivo, mas geralmente fica sem resposta. Na tarde de hoje, o pedetista republicou outro vídeo de Moro em entrevista e chamou novamente: "Quem acredita que o Moro vai aceitar debater comigo? #DebateCiroeMoro".

No vídeo postado por Ciro, o ex-juiz diz que o Plano Real "não fracassou" e fala sobre corrupção. "Diziam que o destino do Brasil era ser corrupto. Nos filmes de Hollywood, não raramente, acabavam com o criminoso pousando no Rio de Janeiro, como se a gente fosse uma terra sem lei", afirmou.

A hashtag utilizada por Ciro rapidamente subiu para os assuntos mais comentados no Twitter brasileiro.

Intenção de votos

Apesar das farpas trocadas com outros pré-candidatos à presidência, Ciro e Moro pontuam por baixo nas pesquisas de intenção de votos. Um estudo da Datafolha, publicado em dezembro, registrou que o pedetista seria a opção de 7% dos eleitores, enquanto o ex-ministro tem o voto de 9% dos entrevistados.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou na liderança com 48%, seguido do atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) com 22%. João Doria (PSDB) ficou em último dos cinco nomes pesquisados, com 4% das intenções de votos.

No quesito de rejeição, Moro foi escolhido por 30% como o candidato no qual os escutados não votariam de forma alguma. Ciro foi rejeitado por 26% dos entrevistados.