Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula compartilha meme e diz que Bolsonaro não trabalha e espalha fake news

O ex-presidente foi alvo de uma fake news divulgada por bolsonaristas - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O ex-presidente foi alvo de uma fake news divulgada por bolsonaristas Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

12/01/2022 17h08Atualizada em 12/01/2022 17h12

O ex-presidente Lula (PT) compartilhou nas redes sociais um meme de Jair Bolsonaro (PL) em chamas e criticou o atual mandatário. "Não trabalha, não resolve problemas e dificuldades do povo, só cria confusão e espalha fake news."

O petista se refere a uma notícia falsa compartilhada por bolsonaristas que afirmava que Lula fez um passeio de barco durante auge da crise das enchentes em Santa Catarina, em 2008.

A Agência Lupa desmentiu a informação. Embora as capturas de tela utilizadas na fake news sejam verídicas, a checagem esclarece que o auge da crise das enchentes em Santa Catarina ocorreu entre as últimas semanas de novembro e as primeiras semanas de dezembro daquele ano. Lula visitou as regiões afetadas em duas ocasiões. Depois, em 30 de dezembro, o petista viajou para o arquipélago de Fernando de Noronha, onde passou a virada do ano.

Bolsonaro passeia de jet ski

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro têm compartilhado a mentira como uma forma de rebater as críticas pelo mandatário curtir férias andando de jet ski em meio às enchentes na Bahia e Minas Gerais.

Apesar das críticas, Bolsonaro só interrompeu o descanso por causa de uma obstrução intestinal. No último dia 7, ele chegou a dizer, em uma live nas redes sociais, que faria o possível para seguir as orientações médicas após ter sido internado, mas "tem que viver também" e não deixará de fazer atividades como andar de jet ski.

"Sei que se tiver uma nova cirurgia complica a situação, mas eu tenho que viver também. Não vou deixar de andar de jet ski, dar um cavalo de pau num carro como dei lá no Beto Carrero, de vez em quando montar cavalo por aí."

Uma nova cirurgia foi descartada.