Topo

Esse conteúdo é antigo

Após minimizar efeitos da ômicron, Bolsonaro promove autoteste para covid

O presidente Jair Bolsonaro - Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro Imagem: Alan Santos/PR

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

16/01/2022 16h07

Depois de minimizar os efeitos da ômicron, ao dizer na última quarta-feira (12) que a nova variante seria "bem-vinda", o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para defender a venda do autoteste em farmácias e drogarias.

"O objetivo é que os testes sejam disponibilizados em redes de farmácias ou drogarias e outros estabelecimentos de saúde para pessoas com ou sem sintomas que tenham interesse em realizar a autotestagem", escreveu o presidente no Twitter.

Segundo Bolsonaro, informações sobre o autoteste de antígeno para detectar a presença ou não da covid-19 no organismo humano foram enviadas à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A permissão de comercialização dos testes, que já são utilizados em Upas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), seria inserida no Plano Nacional de Expansão da Testagem, segundo Bolsonaro.

"O uso do autoteste pode garantir o início mais rápido das ações para interromper a cadeia de transmissão", afirmou o presidente.

Anvisa acionada

Na última quinta-feira (13), o Ministério da Saúde enviou à Anvisa uma nota técnica de formalização do pedido para que o órgão sanitário aprove o uso da autotestagem pela população.

"A autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da covid-19, juntamente com a vacinação, o uso de máscara e o distanciamento social. Os autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar, são fáceis de usar e produzem resultados rápidos", defendeu o ministério na nota técnica enviada à Anvisa.

Pelo Twitter, Jair Bolsonaro também disse que "mais de 381 milhões de doses de vacinas" contra o novo coronavírus foram distribuídas aos estados e municípios do Brasil.