Topo

Podemos quer afastar Cidadania de MDB e PSDB por mais tempo de TV para Moro

Federação do Podemos com o Cidadania beneficiaria Moro, que ganharia mais tempo de exposição no horário eleitoral - 2.dez.2021 - Rodolfo Buhrer/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Federação do Podemos com o Cidadania beneficiaria Moro, que ganharia mais tempo de exposição no horário eleitoral Imagem: 2.dez.2021 - Rodolfo Buhrer/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

19/01/2022 04h00

Em busca de mais tempo de televisão para a candidatura a presidente do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, o Podemos entrou na briga para formar uma federação com o Cidadania.

Liderado pelo ex-ministro Roberto Freire, o Cidadania também tem conversas com o MDB e o PSDB. Mas, nessas duas siglas, situações regionais criam barreiras para o acerto, o que favoreceria o cenário para o Podemos.

O Cidadania tem uma reunião hoje para tratar das possibilidades com os membros da Executiva do partido. Uma decisão, porém, só deverá ser tomada em fevereiro.

Os partidos têm até 1º de março para entrar com o pedido de formação de federação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na federação, as siglas ficam unidas por ao menos quatro anos. Nesse sistema, eles funcionam como apenas um nas eleições e no Poder Legislativo.

"Iguais"

Do lado do partido de Moro, lideranças do Podemos dizem que o partido seria um parceiro para o Cidadania, em uma união em que ambos ganhariam, sendo tratados como iguais. A tese é que, com PSDB ou MDB, não haveria uma federação de verdade, mas uma "fusão", com o Cidadania sendo, na verdade, incorporado pelas agremiações maiores.

Atualmente, o Podemos está sozinho com a pré-candidatura de Moro. A chegada do Cidadania permitiria que se agregue o tempo de cada um no horário eleitoral em prol do palanque do ex-juiz no rádio e na televisão. Além de somar a quantidade de dinheiro público a que os partidos têm direito para gastar na campanha.

Presidente do diretório paulista do Cidadania, o deputado federal Arnaldo Jardim disse, na última reunião nacional do partido, definiu-se a busca por uma federação. "Nossa discussão prioritária é com o PSDB", diz.

Segundo Jardim, houve um contato do Podemos, "de uma conversa que ainda não foi formalizada". "Mas existe também a possibilidade de um diálogo também com o Podemos."

Nas conversas com o Cidadania, o Podemos argumenta que os dois partidos têm linhas parecidas. Citam, como exemplo, a proximidade do senador Alessandro Vieira (SE), pré-candidato do Cidadania ao Planalto, e a bancada do Podemos no Senado.

O deputado federal Alex Manente (SP), líder da bancada do Cidadania, é autor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre prisão após condenação em segunda instância, tema também defendido pelo Podemos.

vieira - Pedro França/Agência Senado - Pedro França/Agência Senado
Vieira diz que o cenário a respeito das conversas para federação do Cidadania ainda está em aberto
Imagem: Pedro França/Agência Senado

Menos "conflitos"

Segundo Vieira, o cenário sobre federação no Cidadania ainda "está absolutamente em aberto". "Estamos vendo os cenários regionais, para ver se há compatibilidade", diz. "Você tem um número de conflitos de interesse menor com o Podemos porque é um partido menor, mais ou menos do mesmo tamanho que o Cidadania."

Segundo ele, na Paraíba, seria "muito difícil" juntar PSDB e Cidadania. Sobre o MDB, Vieira também avalia que é um "partido muito grande e com complexidades regionais".

Dos quatro partidos envolvidos nas discussões, todos têm pré-candidatura ao Planalto. Para Vieira, nas discussões, será preciso escolher uma regra para posteriormente haver uma definição de candidatura. "O que não se deve aceitar é imposição de ambos os lados."