Bolsonaro chega a Eldorado para acompanhar velório e enterro da mãe
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), desembarcou de helicóptero na cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, para o velório e o enterro de sua mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro. Ela morreu aos 94 anos na madrugada de hoje em Registro, também no interior paulista — a cidade é vizinha de Eldorado, onde ela morava. A causa da morte não foi divulgada.
Comunicado do falecimento de sua mãe, o presidente interrompeu uma viagem oficial ao Suriname para voltar ao Brasil. Ele desembarcou na cidade de São Paulo por volta das 13h30 e, às 15h, seu helicóptero que o trouxe da capital chegou a Eldorado.
Às 15h20, Bolsonaro chegou e entrou no Salão Paroquial de Eldorado, no centro da cidade, onde sua mãe foi velada. A cerimônia terminou cerca de uma hora depois, e o presidente e familiares seguiram andando até o cemitério onde Olinda será enterrada.
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e dois dos filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Jair Renan Bolsonaro, também participaram do velório.
Havia forte escolta da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de São Paulo na cidade. A calçada de entrada do local do velório foi isolada por policiais. A imprensa acompanhou a chegada do presidente em uma praça em frente ao salão.
Moradores da cidade também se reuniram nessa praça em frente ao salão do velório para acompanhar a chegada de Bolsonaro.
Anúncio
Olinda Bolsonaro estava internada desde a última segunda-feira (17). A morte foi confirmada pelo próprio presidente em uma publicação nas redes sociais. "Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade", escreveu.
Antes do retorno ao Brasil, Bolsonaro cumpriu agenda oficial no Suriname. Ele esteve ontem na capital, Paramaribo, onde participou de reuniões junto a autoridades locais com foco em cooperação econômica. Foi a primeira viagem internacional do presidente brasileiro em 2022.
Em agosto do ano passado, quando Bolsonaro fez uma visita à mãe, o presidente disse que Dona Olinda estava doente.
"Minha mãe está com 94 anos, por assim dizer, ela não me reconhece mais. Teve um problema grave de sangramento nos últimos dias e eu resolvi visitá-la porque pode ser né, que seja a última vez. É a vida, é o nosso destino e quem tem mãe sabe que, quem tem mãe viva com essa idade, sabe dos problemas e do que nós devemos a ela", disse na época.
Quem era a mãe de Bolsonaro?
Olinda teve sete filhos com o dentista Percy Geraldo Bolsonaro, que faleceu em 1995. O presidente é o terceiro filho do casal.
Descendente de italianos, ela fazia parte de uma família de imigrantes. A mãe de Bolsonaro era dona de casa e morou na zona rural a maior parte de sua vida.
Em entrevista à revista Crescer em 2015, Olinda contou que, quando o presidente e os irmãos nasceram, a família morava em Campinas. Mas o pai decidiu pela mudança para o Vale do Ribeira, uma região com poucos dentistas. O destino escolhido foi a cidade de Eldorado, onde o presidente foi criado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.