Topo

Esse conteúdo é antigo

PDT vai ao TSE para questionar financiamento da 'Bolsonaro TV'

Aplicativo foi lançado nesta semana e unifica as publicações nas redes sociais da família Bolsonaro - Adriano Machado/Reuters
Aplicativo foi lançado nesta semana e unifica as publicações nas redes sociais da família Bolsonaro Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/01/2022 21h58Atualizada em 25/01/2022 22h01

O PDT entrou hoje com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) cobrando informações sobre o aplicativo "Bolsonaro TV", que foi lançado nesta semana com o objetivo de unificar as publicações nas redes sociais da família do presidente. O partido questiona principalmente as formas de financiamento da plataforma — e se houve ou não uso de dinheiro público para desenvolvê-la.

No documento, o PDT pede que o TSE obrigue Bolsonaro a encaminhar todas as informações sobre a "Bolsonaro TV", "especificamente as concernentes à natureza das fontes que estruturaram o financiamento do app, bem como também informe se houve participação de empresas na fase de desenvolvimento".

Segundo o partido, o lançamento da plataforma é "preocupante" porque o governo federal "institucionalizou a prática e disseminação de fake news [notícias falsas]", não somente no âmbito eleitoral — como as acusações infundadas de que as urnas eletrônicas são fraudadas, por exemplo —, como também "no que tange aos assuntos de interesse da sociedade".

"O desenvolvimento do aplicativo 'Bolsonaro TV' evidencia o modus operandi do senhor Jair Messias Bolsonaro de encetar narrativas que lhe convêm, especialmente no período de pré-campanha, o que ocasiona per se acintes frontais ao princípio da isonomia, que deve reger o pleito em todas as dimensões cronológicas", argumenta o PDT.

A unificação de informações sobre a família Bolsonaro potencializará a difusão do arsenal de fake news arquitetado pelo presidente da
República (...). Todo esse arsenal (...) muito provavelmente foi construído por meio de financiamento através de fontes vedadas nesse período de pré-campanha, bem como também de "caixa 2", o que também pode evidenciar a ocorrência de abuso de poder econômico.

Trecho da ação do PDT

A "Bolsonaro TV" foi anunciada ontem pelo próprio presidente. Sua página nas lojas de aplicativos a descrevem como uma plataforma "única" em que é possível "visualizar todas as redes sociais da família Bolsonaro e compartilhar o conteúdo em sua própria rede ou de amigos".

O advogado Rogerio Cupti, do Rio de Janeiro, consta como desenvolvedor da "Bolsonaro TV". Nas redes sociais, ele compartilha textos e vídeos pró-governo e em defesa das armas, além de críticas à esquerda e, por vezes, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possível adversário de Bolsonaro nas eleições de outubro.